Abertura do Seminário da Caridade reúne dezenas de pessoas no Instituto Padre João Emílio

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Na noite da última terça-feira, 27 de setembro, Dia de Dão Vicente de Paulo, a Capela Santa Maria Eufrásia, no Instituto Padre João Emílio, acolheu dezenas de pessoas na missa de abertura do VI Seminário da Caridade. Os leigos presentes representaram os movimentos e pastorais que realizam trabalhos sóciocaritativos na Arquidiocese de Juiz de Fora, por meio do Vicariato para a Caridade.

A Santa Missa foi presidida pelo arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, e concelebrada pelo vigário episcopal para a Caridade, Padre José de Anchieta Moura Lima, além de outros sacerdotes e diáconos. A celebração ainda contou com a presença de seminaristas da Igreja Particular de Juiz de Fora.

Durante a homilia, Dom Gil falou sobre a importância do santo celebrado no dia, das obras que realizou em vida e do exemplo que deixou, dando nome a um dos movimentos de caridade mais importantes da Igreja – a Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP). O arcebispo revelou ser de família vicentina e de ter sido, quando seminarista, confrade, e disse sê-lo até hoje. “Uma vez vicentino, sempre”, afirmou.

Dom Gil ainda destacou que “sem caridade, não há Igreja, não há Cristianismo”, e ressaltou o trabalho promovido pelo Vicariato para a Caridade, por meio de suas pastorais, movimentos e associações. “Nós temos muitas frentes que praticam e organizam a caridade na Arquidiocese de Juiz de Fora. Isso a igreja quer valorizar porque representa o braço da própria Igreja praticando a caridade, nas mais variadas formas”, finalizou.

O vigário episcopal para a Caridade, Padre Anchieta, falou sobre os objetivos do Seminário da Caridade, que, juntamente com a Semana da Caridade, realizada em maio, marcam o calendário do vicariato arquidiocesano. “É um prazer muito grande fazermos a abertura do Seminário da Caridade justamente no Dia de São Vicente de Paulo, o santo que é modelo da caridade para toda a igreja. O seminário é uma oportunidade de fazer um momento de reflexão, de oração, de parada e de estudo sobre o sentido da caridade para a Igreja, para as entidades da nossa Arquidiocese”.

O VI Seminário da Caridade terá continuidade na noite desta quarta-feira (28), quando a professora Maria Lourdes Souza falará sobre a Profecia de Miqueias. O diácono Miguel Souza Lima conduzirá momento orante com os participantes na quinta-feira (29), quando ainda haverá avaliação do evento e confraternização. Em ambos os dias, as atividades serão realizadas no Instituto Padre João Emílio. O endereço é Av. Rio Branco, 3890 – Alto dos Passos.

Outras informações:
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450

Veja Também