À Luz da Conferência de Medellín, 32º Semana de Liturgia será em São Paulo (SP)

Celebrando os 50 anos da Conferência de Medellín (1968-2018), o momento é oportuno para retomar suas conclusões e, a partir delas, buscar iluminar a realidade litúrgica brasileira atual. Pensando nisso, o Centro de Liturgia Dom Clemente Isnard, em parceria com o Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal) e a Rede de Animação Litúrgica (Celebra), realizam a 32ª Semana de Liturgia. Este ano a temática principal do evento será “Liturgia no Brasil: Realizações, retrocessos e sinais de esperança à luz da Conferência de Medellín”.

A Comissão para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é uma grande apoiadora e incentivadora dessa iniciativa. “A Semana de Liturgia é um dos maiores eventos do Brasil, responsável por propor e refletir sobre temas atuais da liturgia da Igreja, sobretudo na ótica pastoral dando orientações e respostas concretas as nossas comunidades”, afirma o Padre Thiago Faccini, assessor do Setor Espaço Litúrgico da Comissão. Ele considera que, sem dúvida, a 32º Semana de Liturgia será uma grande oportunidade de revisitar o documento de Medellín e descobrir as intuições e orientações dos bispos para a realidade de Igreja da América Latina e Caribe.

O encontro acontecerá de 15 a 19 de outubro (de segunda a sexta-feira), no Centro Pastoral Santa Fé – Espaço Anhanguera (SP). Em sua programação estão previstas palestras com enfoque no tema central, rodas de conversa sobre liturgia, partilhas e pistas de ação.

As inscrições podem ser realizadas no site do Centro de Liturgia Dom Clemente Isnard. Outras informações podem ser obtidas através do e-mail [email protected] ou pelo telefone (41) 99883-2313 (Whatsapp).

As Semanas de Liturgia

As Semanas de Liturgia acontecem desde 1987 com a finalidade de reunir participantes de todas as regiões do Brasil para pensar e responder aos desafios da formação litúrgica para os agentes de pastoral em todos os níveis, tanto paroquial como diocesano e regional. Elas têm sido preparadas e realizadas pelos membros do Centro de Liturgia.

Servindo-se do caminho “ver-julgar-agir-celebrar”, a metodologia da Semana é participativa e construtora de conhecimentos em vista da prática litúrgico-pastoral. Visa também a construção do conhecimento em mutirão, a partir de experiências concretas, em vista da continuidade da renovação e da inculturação da liturgia no Brasil.

*Fonte: Site da CNBB

Tags: