A árvore de Natal chegou à Praça São Pedro

Foto: Vatican News
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Algumas nuvens e também um raio de sol acompanharam o posicionamento da árvore na Praça São Pedro. Uma tradição que se estende por quatro décadas, iniciada em dezembro de 1982 com João Paulo II. Esta é a quadragésima árvore que os fiéis poderão admirar, ao lado do presépio, na praça mais famosa da cristandade.

A origem

O majestoso abeto ou pinheiro (Picea abies) de cerca de 28 metros, vem de Andalo, no Trentino, na área das Dolomitas Paganella, foi içado, nesta terça-feira (23), na Praça São Pedro. A árvore vem da Gestão Florestal Sustentável do Grupo Territorial PEFC Trentino certificada. A Delegação trentina também cuidará das decorações com ornamentos esféricos de madeira. O Governatorato, como habitualmente, através da Direção de Infraestruturas e Serviços, cuidará da iluminação com sistema LED de baixo consumo energético.

O bosque

“Ntant che pòlsest va a tagliar su legna” (Enquanto descansa, corte um pouco de madeira!). Este é o ditado anderlero que representa bem o trabalho e a forma de enfrentar a vida dos habitantes desta localidade trentina. Imerso no bosque e no verde entre as Dolomitas Brenta e Paganella, Andalo é um dos municípios pertencentes ao Parque Natural Adamello Brenta. É cercado por bosques formados principalmente por árvores coníferas e folhosas. É destes bosques centenários que foi pego o grande abeto, que na Praça São Pedro, junto com o Presépio peruano, permanecerá exposto até o final do Natal, que coincide com a festa do Batismo do Senhor, no domingo 9 de janeiro de 2022.

Origem

A árvore de Natal parece ter tido uma origem cristã nos países nórdicos.  Parece estar relacionado à festa de Adão e Eva celebrada na Alemanha em 24 de dezembro. Era considerada a árvore do Paraíso e frutos simbólicos pendiam de seus ramos.  Mais tarde, uma estrela foi fixada no topo da árvore. Uma árvore de Natal foi colocada na Praça São Pedro pela primeira vez em 1982, o Papa era João Paulo II, e desde então se tornou uma tradição anual. Este ano, é a quadragésima árvore de Natal na Praça São Pedro.

Fonte: Site Vatican News

Veja Também