Milhares de jovens se reúnem no Jubileu da Juventude da Província de Juiz de Fora

No último domingo, 3 de agosto, mais de oito mil jovens das dioceses de São João del-Rei, Leopoldina e Juiz de Fora se reuniram no Centro de Evangelização da Comunidade Resgate para celebrar o Jubileu da Juventude da Província Eclesiástica de Juiz de Fora. O evento, que começou às 8h, contou com caravanas vindas de diversas cidades e com uma programação intensa, repleta de espiritualidade, louvor e partilhas de fé.

Ao longo do dia, os participantes vivenciaram momentos de animação, pregação, adoração ao Santíssimo Sacramento, oração e apresentações musicais com nomes conhecidos do cenário católico, como Olívia Ferreira, Art & Louvor e DJ Rapha. A surpresa da programação foi o show protagonizado pelos padres Robert Teixeira e Vanderson Paulo.

Para o Assessor da Juventude da Arquidiocese de Juiz de Fora, Pe. Robert, o reencontro da Província após 12 anos simboliza mais que uma celebração, mas um novo começo. “Momento de partilha, de oração e, principalmente, da alegria de estarmos juntos. Essa é a grande beleza: a Igreja é una. O evento não é um momento, mas um começo. A gente espera que o jovem saia daqui como um sinal de esperança para aqueles que ficaram”, afirmou.

Complementando este anseio, o Assessor Diocesano da Juventude de Leopoldina e do Estado de Minas Gerais, Pe. Vanderson Paulo, destacou o sentido profundo do Jubileu. “É um momento onde nós, impulsionados pelo Ano Jubilar, estamos querendo encontrar a esperança que não decepciona. E esse Jubileu, celebrado por todos nós, jovens, nossos sacerdotes, nossos bispos, é para que cada jovem possa ser, no mundo, um sinal da bondade e da graça de Deus e iluminar muitos corações, incendiar os corações como Carlo Acutis, Isabel Cristina e Nhá Chica, que foram sinais da graça e do amor de Deus nessa terra”, refletiu.

A pregação principal ficou a cargo de Bertrand Wadi Kiasolwa, missionário da Comunidade Católica Shalom em Guarulhos (SP). Com o tema “Firmes na esperança: uma juventude que reza, luta e confia”, o pregador conduziu uma reflexão sobre o céu como promessa eterna. “Convidei os jovens a fixar os olhos no céu, a sair dessas realidades que passam e a alimentar a esperança nas promessas de Deus. Busquei apresentar os meios necessários através da vida de oração, da vivência dos sacramentos, da confiança em Deus, da caridade e da oferta de vida”, declarou.

O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, enalteceu a força da juventude como sinal de futuro. “Milhares de jovens estão vibrando intensamente por causa de Cristo, por causa da palavra de Cristo. É uma maravilha ver isso, porque a juventude hoje, animada no amor a Cristo, é a garantia da fé no futuro. Porque todos estes amanhã serão pais e famílias, educarão seus filhos na fé, ou terão uma vocação especial como padre, religiosa ou missionários”, expressou.

Já o Bispo referencial da Comissão para a Juventude do Regional Leste II e Bispo da Diocese de São João del-Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento, complementou ressaltando a importância da unidade das dioceses e do entusiasmo dos jovens. “Ver essa peregrinação tão bonita, esse entusiasmo e toda essa animação é vivenciar concretamente o chamado do Papa Francisco: sermos peregrinos de esperança […] No mesmo dia, o Jubileu da Juventude foi celebrado em Roma, e aqui também estamos em comunhão com esse dinamismo, esse amor de Cristo que anima os jovens. Como bispo referencial, deixo uma palavra de ânimo: continuem perseverantes na vida da Igreja. Eu acredito muito na juventude”, reforçou.

Os jovens também compartilharam suas experiências. Maria Vitória, do Grupo Geração Forte da paróquia de São Sebastião da Vitória (MG), resumiu bem o sentimento comum: “Espero levar o aprendizado de saber ser jovem na Igreja, pois ela só vai ser jovem quando o jovem for Igreja”. Do Movimento Emaús de Dores de Campos (MG), Yago destacou o momento da adoração ao Santíssimo Sacramento como o mais marcante. “Ver toda essa juventude ajoelhada diante do Rei foi indescritível”, expressou. Para ele, “as amizades, a unidade e, principalmente, ser Igreja onde a igreja não está”, é o que ele carregará deste encontro.

A vocacionada da Comunidade Shalom de Juiz de Fora, Ariane da Silva, também celebrou o momento. “A gente chega com o coração muito alegre de ver tantos jovens buscando mais a Deus, poder estar aqui representando minha comunidade e mostrar que é possível sim ser jovem e buscar cada vez mais a santidade […] Espero entender mais o que Deus espera de mim neste mês vocacional, levar mais alegria, conseguir evangelizar cada vez”, pontuou.

Dom José Eudes aproveitou para destacar a importância do mês vocacional, celebrado em agosto. “Vale a pena vivenciar a vocação. Se você sente o chamado, aprofunde-o. E mesmo que não seja para a vida consagrada, viva como bom jovem em sua comunidade, evangelizando com a sua vida”, incentivou.

O evento terminou com clima de gratidão e entusiasmo, deixando nos jovens o convite à perseverança na fé e ao testemunho cristão em suas comunidades.

Clique aqui e confira alguns registros do Bote Fé 2.0.

Notícias

Instagram

Facebook

Veja Também