Entre os dias 26 e 29 de maio, a Casa de Retiro Santíssima Trindade, em Belo Horizonte (MG), acolheu o Encontro de Coordenadores Diocesanos de Pastoral da CNBB Regional Leste 2. O evento reuniu representantes de todas as dioceses de Minas Gerais, com o objetivo de promover formação, partilha e reflexão sobre os desafios atuais da evangelização, à luz do processo sinodal vivido pela Igreja.

A Arquidiocese de Juiz de Fora esteve representada pelo Secretário da Comissão Sinodal da Ação Evangelizadora e Pároco da Paróquia Nosso Senhor dos Passos, em Rio Preto (MG), Padre João Carlos Ventura de Oliveira. “Em nossa Arquidiocese, após o II Sínodo, foi constituída uma Comissão Sinodal da Ação Evangelizadora, composta por três padres, um diácono e duas leigas. Por ser o secretário deste grupo, sou responsável em participar destes encontros, representando nossa igreja local”, explicou.
Durante o encontro, os coordenadores de pastoral refletiram sobre o Documento Final da segunda sessão do Sínodo sobre a Sinodalidade, realizado no final de 2024. A partir desse material, a Igreja no Brasil tem elaborado as novas Diretrizes da Ação Evangelizadora, cujo texto ainda aguarda aprovação oficial, adiada para 2026 em virtude do falecimento do Papa Francisco.
As formações contaram com a assessoria do Professor da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), Padre Geraldo Luiz de Mori, que propôs reflexões sobre a recepção do caminho sinodal nas dioceses. Também contribuíram o Padre Marcelo Thiago, da Arquidiocese de Mariana e membro da Comissão Sociopolítica do Regional Leste 2, que abordou a ação social da Igreja, e a leitora Lucimara Trevisan, instituída pelo ministério do leitorado pelo Papa Francisco, refletiu sobre a catequese e a iniciação à vida cristã.
Padre João Carlos destacou a importância desta ocasião para animar os trabalhos diocesanos. “O encontro quer ajudar a nós, coordenadores de pastoral, a sermos incentivadores em nossas dioceses a permanecermos no caminho sinodal, apresentado pelo saudoso Papa Francisco e já afirmado pelo atual Sumo Pontífice, Papa Leão XIV”, pontuou.
A programação também incluiu momentos de convivência, oração e partilha sobre as realidades pastorais vividas em cada diocese, favorecendo a comunhão entre os participantes e o fortalecimento da missão evangelizadora em Minas Gerais.
*Com informações da CNBB Regional Leste 2
por 