Seminário Santo Antônio sedia encontro das famílias dos seminaristas

O Seminário Arquidiocesano Santo Antônio sediou, no último domingo, 18 de agosto, o Encontro das Famílias. Realizado anualmente, o momento é voltado para a interação, convivência e espiritualidade com os familiares dos seminaristas, a fim de integrar a formação com a família.

Para o Seminarista Wesley Vitor da Silva, este é um momento de, ao acolher aqueles que os acompanharam desde o berço, revisitar o sentimento primeiro que ilumina a caminhada vocacional. “Ter nossa família aqui é também um momento de alegrar o coração, de tranquilizar a alma nesta correria do dia-a-dia, dos estudos, pois estamos hoje com aqueles que sempre estarão por nós” descreveu Wesley.

O jovem contou que uma grande incentivadora foi sua mãe, Roseli Aparecida da Silva, com seu amor e alegria. Para ele, este momento juntos no Seminário edifica sua vocação. Roseli também comentou sobre sua experiência com este encontro. “Fico muito feliz por todo ano estar aqui acompanhando meu filho, é uma emoção muito grande e prazerosa”, expressou.

Com sua atenção e comprometimento com a formação dos futuros sacerdotes, o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, esteve presente ao longo do encontro e presidiu a Santa Missa. Ele destacou a importância deste momento para o fortalecimento dos laços e das formações. “A formação depende da família e também atinge a família. Os nossos seminaristas levam para casa aquilo que recebem das nossas instruções no Seminário. Rezemos pelas vocações, para que não falte operários para a messe e que haja muitos jovens que queiram dedicar a sua vida ao ministério sacerdotal”, destacou.

Durante a programação, o Reitor do Seminário, Padre Antônio Camilo de Paiva, conduziu uma palestra cujo tema foi “A importância do ambiente familiar na formação vocacional” e reforçou a relevância de um encontro entre seminaristas, seus pais e formadores. Para ele, a resposta está em São João Paulo II, quando diz que a família é a célula básica da sociedade, ou seja, é no seio familiar que temos o primeiro contato social. “A Igreja é uma família de famílias. Se o sacerdote é um grande homem, aquele que sabe ouvir o povo, que sabe entender o homem como gramática para compreender Deus, ele aprendeu isso com a família. E o encontro dessas duas casas formativas, o seminário e a família, só pode gerar coisa boa”, pontuou o reitor.

Miron Messias e Leonardo José

Neste dia, o Arcebispo anunciou que dois seminaristas, Leonardo José de Mello e Miron Messias, serão instituídos leitores e acólitos. A instituição acontecerá no próximo domingo, 25 de agosto, às 11h, durante a celebração do Centenário Diocesano e Jornada Eucarística Jovem (JEJ). O evento será no Centro de Evangelização da Comunidade Resgate, em Chácara (MG).

A JEJ terá início a partir das 8h. A participação é gratuita e aberta a todos os interessados, bastando inscrever-se através de formulário eletrônico. Quanto ao transporte, muitas paróquias estão organizando caravanas, mas haverá ônibus urbanos municipais logo pela manhã e ao final do evento. Os horários serão divulgados em breve nas redes sociais do Setor Juventude.

Clique aqui e confira as fotos da celebração do Encontro das Famílias.

Notícias

Instagram

Facebook

Veja Também