Comissão Arquidiocesana de Diáconos se reúne para planejamento de nova turma

No último sábado, 10 de agosto, a Comissão Arquidiocesana de Diáconos (CAD) se reuniu no Seminário Santo Antônio para uma sessão de avaliação e planejamento. O encontro, que ocorre a cada dois meses, contou com a presença do Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, e do Vigário Geral e Coordenador da Escola Diaconal Santo Estevão, Monsenhor Luiz Carlos de Paula.

Nesta reunião, o Arcebispo anunciou o início de uma nova turma de formação para diáconos, previsto para este mês de agosto com o objetivo de ordená-los em três anos, e destacou a importância das recentes reuniões para aprimorar o conhecimento e a espiritualidade. “Semana passada tivemos também a reunião de formação dos diáconos sobre o novo missal, as normas introdutórias do novo missal. Tudo isso colabora para que os nossos diáconos sejam cada vez mais formados na sua missão e mais também aperfeiçoados na sua espiritualidade diaconal”, contou o Arcebispo.

Ao longo da reunião, foram apresentados os candidatos para avaliar as condições de ingresso no período propedêutico, de agosto a dezembro. Aqueles que forem aprovados ao final do ano, darão continuidade na formação para serem ordenados diáconos permanentes. Para o Coordenador da Escola Diaconal, é necessária uma reorganização de seu Conselho para as novas demandas de formação. “A cada turma que se inicia, nós precisamos ver quem ficará responsável, seja diácono ou padre, para cada uma das dimensões da formação, que é a dimensão humano-afetiva, a dimensão intelectual, a dimensão espiritual e a dimensão pastoral-missionária”, completou o Monsenhor.

O Diácono João Roberto da Silva, Presidente da Comissão Arquidiocesana de Diáconos, comentou sobre a importância da comissão como elo entre o Arcebispo, os diáconos e as paróquias. “Discutimos o andamento do diaconato e os detalhes sobre a nova turma da Escola Diaconal, que foi autorizada pelo Arcebispo. A função da comissão é garantir uma comunicação eficiente e tomar decisões que alinhem as necessidades das paróquias com as diretrizes da Arquidiocese”, afirmou.

 

Notícias

Instagram

Facebook

Veja Também