O Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, anunciou, durante a coletiva de imprensa da última segunda-feira, a construção de monumento físico comemorativo dos cem anos da Diocese, na cidade de Juiz de Fora. O projeto já foi aprovado pela Câmara Municipal e pela Prefeitura e sua pedra fundamental será lançada no dia 1º de fevereiro.
O conceito do monumento foi pensado a partir de três elementos: um bloco de mármore representando a instituição desta Igreja Particular; outro bloco de concreto, representando a população; e uma medalha de pedra sabão, conectando ambos, que seria a diocese; esta última com a imagem do cordeiro e o tema escolhido para o ano do centenário que é “Fazei de nós um só corpo e um só espírito” (cf. Ef 4,4).

Durante a coletiva, os padres destacaram que o monumento será um sinal bonito da presença da Igreja. “Recorda a presença da Igreja, o papel da igreja, sua presença viva e a palavra de Deus sendo anunciada por 100 anos”, comentou Pe. Pierre Mauricio de Almeida Cantarino.
Ele terá mais de 2 metros e ficará localizado na Avenida Deusdedith Salgado, na altura do número 2200, próximo à entrada da cidade. Será construído ao longo do ano e ainda não tem previsão de inauguração. No entanto, o lançamento de sua pedra fundamental acontecerá no dia 1º de fevereiro, às 12h, com presença do Pastor Arquidiocesano.
Este será um dos momentos preparados para comemorar os 100 anos da Diocese de Juiz de Fora, confira a programação completa aqui.
por 