7º Encontro Nacional da Pastoral do Turismo, acontece de 22 a 25 de setembro, em Santa Cruz (RN)

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Com o tema “Pastoral do Turismo, uma pastoral da Mobilidade Humana, a Pastur Brasil realiza de 22 a 25 de setembro, o 7º Encontro Nacional, na cidade de Santa Cruz (RN). Durante os quatro dias serão realizados momentos de debates, compartilhamento de experiências e aprendizado para uma melhor ação pastoral dos agentes, leigos, religiosos e comunidades.

“O objetivo desse sétimo encontro é o de profundar a identidade da Pastur enquanto pastoral da mobilidade, no contexto das pastorais sociais”, destaca padre Manoel Filho, coordenador nacional da Pastur Brasil.

Ele explica que além das palestras de dom Irineu Roman, arcebispo de Santarém (PA) e bispo referencial para a Pastur, o encontro terá momentos de partilha das experiências em Aparecida, Maringá e Belém e atividades em grupos para definição de propostas de ação a partir do tema geral.

Turismo Religioso

A cidade de Santa Cruz, área da arquidiocese de Natal é um dos principais destinos de turismo religioso do Rio Grande do Norte e do Nordeste. É nela que está instalado o Santuário de Santa Rita de Cássia, que tem a maior imagem católica do Mundo, segundo a Prefeitura da cidade. O Complexo Turístico Religioso Alto de Santa Rita de Cássia, no topo do Monte Carmelo atrai multidões, especialmente, durante a Festa da Padroeira de Santa Rita de Cássia.

Em outubro de 2011, foi inaugurado o Complexo Cultural Santá que é um local que abriga artesãos da cidade, possui espaços para lazer e ainda tem um memorial sobre Monsenhor Raimundo Gomes Barbosa e sobre a história da construção do Santuário de Santa Rita de Cássia.

A maior estátua católica do mundo

A Estátua de Santa Rita de Cássia, da cidade de Santa Cruz, mede um total de 56 metros de altura, é maior que a do Cristo Redentor no Rio de Janeiro (que mede 38 metros), por exemplo, sendo considerada a maior estátua católica do mundo. A estrutura demorou 3 anos para ficar pronta e foi inaugurada em 2010.

O Santuário de Santa Rita de Cássia é lembrado, inclusive, no portal oficial do mosteiro da santa, na Itália. Ao se referir à “estátua colossal”, de “56 metros de altura de blocos de cimento”, que domina “a colina de Santa Cruz, no Rio Grande do Norte”, o local é descrito como “um pólo de atração que vê brilhar a luz da fé”.

Fonte: Site da CNBB

Veja Também