6ª Peregrinação Mineira do Terço dos Homens: 12 mil fiéis se dedicam à oração e à contemplação

A 6ª Peregrinação Mineira do Terço dos Homens reuniu aproximadamente 12 mil fiéis no Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, Padroeira de Minas, no último sábado, dia 31 de agosto. Conduzindo imensos mantos com imagens e referências à Nossa Senhora, de terços nas mãos, idosos, jovens e crianças percorreram três quilômetros até o ponto mais alto do Santuário, a 1.746 metros de altitude, onde se encontra a Ermida da Padroeira – Basílica da Piedade.

Em meio ao cenário de incomparável beleza natural, de onde se avista o mar das montanhas de Minas, a multidão caminhava em oração. A maioria dos devotos era de homens, que chegaram bem cedinho para rezar, pedir a intercessão de Nossa da Piedade e agradecer as graças alcançadas.

Junto dos peregrinos, estavam as imagens de Nossa Senhora da Piedade e de São José. Quando todos chegaram na Praça Cardeal Mota, diante da Ermida da Padroeira, no fim da manhã, o arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidiu a Missa. Concelebraram o reitor do Santuário, Padre Fernando César do Nascimento, o pró-reitor e coordenador arquidiocesano do Terço dos Homens, Padre Carlos Antônio da Silva, e outros sacerdotes e diáconos permanentes.

Dom Walmor ressaltou que o movimento espiritual do TH está se tornando cada vez mais um dom para a Igreja. “Um movimento evangelizador, congregador, que tem proporcionado novamente às famílias mais espiritualidade. Por isso mesmo, merece ser acompanhado de perto de todos nós, sobretudo para que a devoção mariana nos leve a colocar Jesus Cristo no centro, como a Mãe da Piedade nos ensina: sendo mãe, discípula exemplar com o filho no colo, colocando, sempre mais, a Palavra de Deus em primeiro lugar. Devoção que move corações e que precisa dessa iluminação para se tornar cada vez mais forte no coração da Igreja, no coração do Mundo. Uma espiritualidade que é sustento para cada família, e tão necessária, porque a família é o grande tesouro da vida da Igreja, da vida de toda a sociedade. Por isso mesmo, cuidar dela é fundamental”, sublinhou o Arcebispo.

Após a celebração, os fiéis tiveram a oportunidade de contemplar um belíssimo repertório de músicas apresentadas pelo maestro Túlio Mourão e pela cantora Titane.

*Com informações da Arquidiocese de Belo Horizonte