53º Congresso Eucarístico Internacional e Campanha da Fraternidade 2024 terão temáticas com foco na amizade social

Marcado para acontecer em Quito, no Equador, de 8 a 15 de setembro de 2024, o 53º Congresso Eucarístico Internacional terá como tema Fraternidade para curar o mundo e o lema “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8). O tema e o lema escolhidos pela organização e confirmados pelo Papa Francisco são praticamente os mesmos escolhidos pelos bispos do Brasil para a Campanha da Fraternidade 2024: Fraternidade e amizade social e “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8).

“A coincidência do tema e do lema do Congresso Eucarístico Nacional com os da Campanha da Fraternidade só revelam a sintonia profética dos Bispos do Brasil com o Papa Francisco. Sintonia esta que tem se manifestado muitas vezes. Ultimamente, o Papa Francisco utilizou o tema e lema do nosso 3º Ano Vocacional para a sua mensagem para Jornada Mundial de Oração pelas Vocações”, ressalta o assessor de Campanhas da CNBB, padre  Jean Poul Hansen.

De acordo com o padre Jean Poul, o desejo de que a fraternidade seja o remédio para curar o mundo adoecido, sanar a sociedade enferma e recompor o tecido esgarçado da nossa convivência aparecerá na reflexão do texto-base da CF 2024, que está em processo de construção e em breve será publicado pela Edições CNBB.

A CF 2024 tem como objetivo geral: despertar para o valor e a beleza da fraternidade humana, promovendo e fortalecendo os vínculos da amizade social, para que, em Jesus Cristo, a paz seja realidade entre todas as pessoas e povos.

Essa escolha da Santa Sé para o 53º Congresso Eucarístico Internacional é bem significativa para o Brasil, pois em 2024 serão celebrados os 60 anos de criação da Campanha da Fraternidade. A primeira CF em âmbito nacional ocorreu em 1964, teve como tema “Lembre-se você também é Igreja” e recebeu a adesão de 70 das 184 dioceses instaladas no país até aquele momento. A escolha do tema Fraternidade e amizade social e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Cf Mt 23,8) – o mesmo da Campanha da Fraternidade 2018, considerou também a consulta popular realizada em 2021 para colher sugestões de temas.

As indicações recebidas foram compiladas em seis sugestões colocadas em votação e os bispos indicaram sugestões voltadas para a reafirmação do sentido de mobilização por vida plena e pela promoção da fraternidade e da amizade social.

Hino CF2024

A CNBB está com o edital aberto para o concurso para a letra do hino da Campanha da Fraternidade de 2024. As composições deverão ser enviadas à CNBB até o dia 20 de junho de 2023. O concurso será realizado em dois editais: este primeiro, para a letra do hino, e outro, posterior, em data ainda não definida, para a música. Confira (aqui) o edital completo.

Conheça a trajetória dos 60 anos da Campanha da Fraternidade

Conheça o logotipo e o hino do 53º Congresso Eucarístico Internacional