5º Encontro Nacional da Pascom reúne mais de 900 comunicadores em Aparecida/SP

Grupo JF
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Entre os dias 14 e 17 de julho, cerca de 900 comunicadores de todo o Brasil estiveram reunidos no Santuário de Aparecida para o 5º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom). O evento contou com a participação de dezenas de padres e diáconos, além de 13 bispos, entre eles o arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, que é o bispo referencial do Regional Leste 2 para a Comunicação e Cultura.

Uniram-se ao arcebispo, representando a Arquidiocese de Juiz de Fora, o vigário episcopal para Educação, Comunicação e Cultura, Padre Antônio Camilo de Paiva, a assessora de comunicação Danielle Quinelato, a jornalista da Rádio Catedral Fabíola Castro, a jornalista da Paróquia Nossa Senhora da Glória, Silvia Lucia de Carvalho, e os agentes da Pascom Valéria Galvão, da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Jardim Esperança), e Renan Oliveira, da Paróquia São Joaquim e Sant’Ana (Santos Dumont).

O Encontro da Pascom, que abordou o tema “Comunicação e Liturgia”, teve início na noite de quinta-feira (14). A cerimônia de abertura contou com a presença do arcebispo da Arquidiocese de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno, do arcebispo de Diamantina e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, Dom Darci José Nicioli, CSsR, do bispo da Diocese de Livramento (BA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Liturgia da CNBB, Dom Armando Bucciol, e do reitor do Santuário Nacional, Padre João Batista de Almeida, CSsR. Quem também participou do evento foi a Irmã Élide Fogolari, uma das responsáveis pela organização da Pastoral da Comunicação no Brasil.

Na acolhida aos participantes do encontro, Dom Darci refletiu sobre os quatro eixos que conduzem a Pascom no país – formação, articulação, produção e espiritualidade. “Caríssimos, nós somos todos peregrinos no caminho em que se busca compreender e vivenciar o bonito serviço pastoral da área da Comunicação no Brasil. Nessa estrada, queremos sempre animar a pastoral, por meio da formação, da mobilização das lideranças e das comunidades, da produção de material e de uma contínua sintonia com aquele que é o perfeito comunicador do Pai, que é Nosso Senhor Jesus Cristo”.

O arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, ressalta que o Encontro Nacional da Pascom é um esforço da Igreja para capacitar todos aqueles que estão no mundo das Comunicações, para que possam aperfeiçoar o seu trabalho e também a sua fé. “O mundo de hoje é um mundo plugado. Cada vez mais se aprofundam os temas das comunicações, os instrumentos e as técnicas de comunicação e as mídias. A Igreja tem uma grande responsabilidade com isso, de usar esses progressos em favor da evangelização”.

No encerramento do encontro, aconteceu o lançamento do site do 10° Mutirão Brasileiro de Comunicação, o Muticom. As informações e novidades do evento, que será realizado em 2017, em Joinville (SC), já estão disponíveis no portal oficial do evento (www.muticom.com.br).

Como foi o 5º Encontro Nacional da Pascom

Foto 1Na noite de abertura do 5º Encontro Nacional da Pascom, os comunicadores assistiram à exposição do doutor em Liturgia Frei José Ariovaldo da Silva, OFM, que falou sobre “Comunicação e Celebração Litúrgica”. No segundo dia de evento, houve uma conferência que tratou de “Comunicação e Anúncio Litúrgico da Palavra”, conduzida pelo Padre Eduardo Baronto.

No sábado (16), a primeira palestra do dia foi ministrada pelo Padre Tiago Faccini Paro, que falou sobre “Comunicação e Linguagem Visual”. Já a conferência “As Novas Tecnologias e a Liturgia” foi conduzida pelo jornalista Moisés Sbordelotto.

Na sexta-feira (15) e no sábado (16), os agentes da Pascom dividiram-se e participaram de seminários cujos temas foram: “Dinamismo da Comunicação na Liturgia”, “Celebração Litúrgica na Mídia”, “Comunicação e Espaço Sagrado”, “Comunicação Corporal e Liturgia”, “Dicas para a Pascom Paroquial” e “Como viabilizar projetos da Pascom”. Os seminários foram ministrados por especialistas em Liturgia e Comunicação do Brasil.

Os presentes ao evento ainda participaram de momentos de espiritualidade, com missas e celebrações, de uma visita guiada ao Santuário Nacional de Aparecida e assistiram a um monólogo sobre a vida de Santa Teresinha do Menino Jesus. No encerramento do encontro, os agentes da Pascom foram consagrados a Nossa Senhora Aparecida.

Outras informações:
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450

Veja Também