5.000 Escoteiros europeus com o Papa em agosto

De 27 de julho a 3 de agosto, a Itália e a cidade de Roma serão meta do Euromoot, no âmbito do qual cerca de 5.000 Scolte e Rover da Europa, provenientes de mais de 20 nações, virão ao Vaticano para o encontro com o Papa Francisco.

No escotismo europeu, a palavra Euromoot indica um encontro internacional de Scolte e Rover (respectivamente rapazes e moças com idades entre 16 e 21 anos).  Já no Brasil, por exemplo, rapazes e moças de 15 a 17 anos estão agrupados no Ramo Sênior e de 18 a 21 anos no Ramo Pioneiro.

Este evento permitirá a milhares de jovens provenientes de diferentes países encontrarem-se e fazerem amizade, auxiliados por atividades destinadas a motivar e facilitar o conhecimento recíproco e a redescoberta das comuns raízes culturais e espirituais.

Durante a semana, os jovens terão a possibilidade de descobrir que o verdadeiro patrimônio europeu é a capacidade de viver juntos em paz e fraternidade, em torno de valores compartilhados e a um objetivo comum, que é Cristo.

Três fases marcam as atividades da semana

De 27 de julho a 1° de agosto, o “Campo Mobile”, nos dias 1 e 2 de agosto, o encontro em quatro pontos diferentes nos portões da capital italiana e finalmente em 3 de agosto o destino final, Roma e a Basílica de São Pedro.

Quanto à primeira fase, nos últimos meses os jovens tiveram a oportunidade de fazer contatos e formar grupos de parcerias internacionais, reunindo de 30 a 50 jovens de 2 ou 3 nacionalidades diferentes, que caminharão por algumas regiões italianas (Úmbria, Abruzzo, Toscana e Lácio).

Em caminho por itinerários históricos

Estas comunidades em caminho percorrerão itinerários históricos como a Via Francígena, o Caminho de São Bento, o Caminho de São Francisco, nas pegadas de grandes Santos como São Paulo, os Santos Cirilo e Metódio, São Francisco de Assis, São Bento de Núrsia ou Santa Catarina de Siena, Santos que, além de alguns serem patronos da Europa, representam com suas vidas um caminho ideal a ser seguido, para redescobrir a herança cultural cristã.

O caminho, no entanto, não será apenas o físico, pelo contrário; além das pernas, se caminhará com o espírito, com a mente e com o coração. As parcerias passarão, de fato,  por pontos pré-estabelecidos, onde terão a oportunidade de falar sobre questões que os levarão a se questionar sobre a própria identidade de cidadãos europeus e cristãos e a redescobrir o valor da Palavra com uma atividade que recorda os antigos exercícios amanuenses dos monges beneditinos: “Il mobile scriptoria”!

Pontos de encontro onde pode viver a dimensão europeia

A segunda fase, na qual milhares de jovens irão convergir em 4 pontos pré-estabelecidos, representará uma ocasião em que as Escoteiras e os Rovers poderão fazer um conhecimento recíproco das tradições e das características de cada nação participante, ouvir conferências de caráter histórico e espiritual e, subdivididos em laboratórios temáticos, dedicar-se ao aprendizado de novas habilidades, do canto ao valor da custódia da terra como um dom de Deus, às técnicas do escotismo de vida ao ar livre. Em suma, pontos de encontro onde será possível experimentar em primeira pessoa a dimensão europeia!

A audiência no Vaticano com o Papa Francisco e a Missa com o cardeal Bagnasco

Finalmente, em 3 de agosto em Roma, todos os participantes, partindo dos 4 pontos nos pórticos da cidade, se encontrarão inicialmente na Sala Paulo VI para a audiência com o Papa Francisco, 25 anos após o encontro com o então Papa São João Paulo II, para depois, em um segundo momento, transferirem-se para a Basílica de São Pedro para participar da Missa de encerramento presidida pelo cardeal Angelo Bagnasco. Graças ao Euromoot, os escoteiros da Europa-FSE dão vida à fraternidade europeia e criam uma rede de amizade e solidariedade em toda a Europa, e para além dela.

Fonte: Site Vatican News