A partir do próximo domingo (19), será realizada a 48º Semana Mariana. O evento, que será realizado na Igreja São Mateus, contará com a presença de congregados de toda a Arquidiocese. Com tema surpresa, os presentes participarão de palestras, terço, missa, dentre outras atividades.
De acordo com o presidente da Federação das Congregações Marianas na Arquidiocese de Juiz de Fora, Wanderley Alves Correia, essa iniciativa tem como objetivo reunir e instruir os congregados. Wanderley ressalta que a Congregação Mariana “está presente em diversas paróquias da arquidiocese e que as pessoas atuam onde a Igreja precisa”.
A entrada é franca e não é necessário fazer inscrição. A Igreja São Mateus fica na Rua São Mateus, 629 – São Mateus.
Programação Completa:
19 de outubro – Domingo (abertura)
6h30 – Ofício de Nossa Senhora
7h – Santa Missa
8h30 – Café
9h – Palestra: Arautos do Evangelho
20 de outubro – Segunda-feira
18h – Santa Missa
19h – Terço
20h – Palestra: Luciano
21 de outubro – Terça-feira
18h – Santa Missa
19h – Terço
20h – Palestra: Willian e Myrian
22 de outubro – quarta-feira
18h – Santa Missa
19h – Palestra: CM do Ipiranga e Jovens
20h – Dinâmica: CM do Ipiranga e Jovens
23 de outubro – Quinta-feira
18h – Santa Missa
19h – Terço Missionário
20h – Dinâmica: CM do Ipiranga e Jovens
24 de outubro – Sexta-feira
18h – Santa Missa
19h – Palestra: CM do Ipiranga e Jovens
20h – Momento de Maria: CM do Ipiranga e Jovens
Congregação Mariana
*Fonte: cncmb.org.br
As Congregações Marianas tiveram início em 1563, quando o jesuíta Pe. Jean Leunis começou, entre os alunos do Colégio Romano, em Roma, um sodalício (grupo) cujos membros se distinguiam por uma vida cristã e mariana fervorosa e pela prática de diversas formas de apostolado.
Em sua longa história, as Congregações Marianas, como verdadeiras “escolas vivas de piedade e vida cristã operante” (BS, 16; ver também BS, 12), deram, até o presente, à Igreja, pelo menos 62 santos canonizados e 46 beatos, 22 fundadores de Institutos Religiosos, mártires, missionários e leigos de vida cristã exemplar. De 1567 até agora, entre os 31 Papas que ocuparam a Cátedra de São Pedro, 23 eram Congregados Marianos, inclusive o Papa João Paulo II que, aos 14 anos, foi membro-fundador de uma Congregação Mariana, em sua cidade natal.
Congregação Mariana do Brasil
*Fonte: cncmb.org.br
No Brasil, as Congregações Marianas existiram no período colonial, sobretudo nos Colégios da Companhia de Jesus e praticamente desapareceram com a expulsão dos jesuítas, em 1759. Em 1870, foi fundada novamente uma Congregação Mariana, agregada à Prima Primária, em Itu, Estado de São Paulo, e, a partir de então, tiveram elas notável crescimento em todo o País, quer em Paróquias ou em outros ambientes. Em 1927, iniciou-se o movimento federativo com a primeira Federação Estadual, no estado de São Paulo.
Os Congregados Marianos do Brasil podem ser reconhecidos nas reuniões ou celebrações da Igreja pela fita que pende do pescoço da cor azul (cor litúrgica da Virgem Maria), em cuja extremidade está uma medalha prateada com a imagem do Nosso Senhor Jesus Cristo de um lado, de outro a da Mãe Santíssima, a Virgem Maria.
Para saber mais sobre a congregação Mariana, clique aqui.
Outras Informações:
Congregação Mariana da Arquidiocese JF: (32) 3215-0524
Igreja São Mateus (São Mateus): (32) 3232-3154
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450