40º Encontro de Reflexão para Dirigentes de Empresas (ADCE-MG -Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas)

*Colaboração: Pe. Frei Flávio Henrique, pmPN

No último sábado, 17 de maio, aconteceu em Belo Horizonte o 40º Encontro de Reflexão para Dirigentes de Empresas, promovido pela a ADCE Minas. A ADCE (Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas) é uma entidade internacional, sem finalidade lucrativa, que congrega empresários, dirigentes, profissionais liberais e pessoas que tem influência na empresa, na sociedade ou na comunidade. Foi fundada em 1931 na Europa, logo após a Grande Depressão de 1929 e está presente em 36 países. Sua principal finalidade é: “estudar, difundir e aplicar na atividade econômica os princípios do ensinamento social cristão, pela formação de dirigentes de empresas”.

No final do ano de 2012, nosso Arcebispo Dom Gil Antônio Moreira, convidou o Presidente da ADCE Brasil (UNIAPAC), o Empresário Sérgio Cavalieri (Presidente do Conselho do Grupo Asamar: CODEME, Rede de Postos Alle e outros), para lançar na Arquidiocese os fundamentos deste projeto, que é ligado à Igreja Católica desde a sua fundação e que aplica, na prática empresarial, os fundamentos da Doutrina Social da Igreja a partir da Encíclica Rerum Novarum, do Papa Leão XIII.

Prontifiquei-me a colaborar com este desafio, junto de Dom Gil, ajudando a organizar e trabalhar para formação da ADCE-JF. Reunimos alguns empresários locais e tivemos alguns encontros entre o fim de 2012 e início de 2013. Contudo, com as dificuldades enfrentadas para cumprir o Contrato com a JMJ RIO 2013, fiquei impossibilitado de dar seguimento ao projeto até o momento. Mas, neste mês de maio, retomando o contato com os dirigentes da ADCE em Minas, no Brasil e também na América Latina, informei a Dom Gil que iríamos retomar a iniciativa por ele desejada e participei em Belo Horizonte do 40º ENCONTRO DE REFLEXÃO para Dirigentes de Empresas.

Nesta ocasião do 40º Encontro em BH reassumimos os compromissos firmados no passado a pedido de Dom Gil e já estamos programando um Encontro de Retomada da ADCE-JF, que deverá acontecer entre junho e agosto de 2014. Assim que a programação do encontro for definida, traremos mais informações para motivar o empresariado local a se beneficiar dos ótimos préstimos da Doutrina Social da Igreja, oferecidos na formação permanente das ADCE’s, como fomento para a consciência da Responsabilidade Social Empresarial.

Para que tão boa iniciativa de conscientização social do empresariado prodigalize seus frutos, pelo menos uma vez por mês, divulgaremos artigos e entrevistas que noticiem e informem os avanços dessa atividade que, agora, conta com adesão formal da CNBB, através do Projeto Nacional  Responsabilidade Social Empresarial e Pensamento Social Cristão “Empresa com Valores”, por meio do convênio firmado entre a CNBB e a ADCE Brasil. Para maiores informações sobre o Projeto Empresa com Valores, acesse o vídeo feito pela CNBB/ADCE, clicando aqui

Sobre os conteúdos do encontro em Belo Horizonte, no último sábado, os palestrantes foram:

1ª Palestra – Desafios contemporâneos para a liderança empresarial – Alexandre Fialho (Presidente para América Latina da Korn/Ferry Consulting International)

2ª Palestra – Vallourec Brasil – Responsabilidade Social Empresarial – Alexandre Lyra (Presidente da Vallourec Tubos do Brasil S.A.)

3ª Palestra – A alegria do Evangelho (exortação do Papa Francisco) – a alegria dos valores do Evangelho e da Doutrina Social da Igreja – Pe. Elias Souza (Pároco na Paróquia Imaculado Coração de Maria e Reitor do Santuário Nossa Senhora da Conceição do Bairro Alagoinha em BH)

4ª Palestra – Empresa com Valores – Sérgio Cavalieri (Presidente da ADCE Brasil, Presidente da Uniapac América Latina e do Conselho do Grupo Asamar – CODEME/ALE COMBUSTÍVEIS/outras)

As atividades do dia foram encerradas com a Santa Missa celebrada na Paróquia Nossa Senhora Rainha, no Bairro Belvedere, onde aconteceu o encontro.

Empresários, profissionais liberais, gestores e dirigentes de empresas de Juiz de Fora que quiserem saber mais detalhes de como proceder para participarem da iniciativa aderindo à ADCE-JF, devem entrar em contato através dos seguintes contatos: [email protected] (especificar assunto: ADCE) ou através do telefone  (32) 3217-1116 (a partir do dia 26/05/2014).

Outras informações:

Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450