40 anos do Documento Catequese Renovada é celebrado em Escola Catequética

No último sábado, 19 de agosto, o Auditório Mater Ecclesiae sediou o quinto encontro da Escola Catequética da Arquidiocese de Juiz de Fora. O tema geral do evento foi a “Iniciação à Vida Cristã”, com a assessoria do Padre Everaldo José Sales Borges.

Promovido pela Pastoral Catequética, o evento também recordou o Dia do Catequista, comemorado no próximo dia 27, e celebrou os 40 anos do “Catequese Renovada”, Documento 26 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). “Nossa celebração é em comunhão com o nosso Regional Leste 2 e com a Catequese de todo o Brasil, que celebra este documento que foi um marco para toda a Igreja e sobretudo para a Catequese na Igreja Católica Apostólica Romana do nosso país”, ressaltou o Assessor da Pastoral Catequética, Padre Gleydson Pimenta de Faria, em entrevista à WebTV “A Voz Católica”.

O sacerdote também comentou a celebração do quarto domingo de agosto. “Nosso propósito também, no dia de hoje, é preparar os nossos catequistas para que possam, eles mesmos, celebrar o Dia do Catequista, à luz da celebração dos 40 anos do Documento, junto de suas paróquias e comunidades, de modo que esta celebração possa, catequeticamente, fazer eco em toda a nossa Arquidiocese de Juiz de Fora”, finalizou.

Durante o encontro de sábado (19), o Padre Kayo Cerqueira de Paiva foi apresentado como o novo Assessor da Pastoral Catequética. Ele substituirá o Padre Emerson de Assis Braz, que passará os próximos anos em Roma. “Com muita alegria, mas também como um grande desafio, que inicio hoje, junto com o Padre Gleydson, essa missão de coordenar a Catequese da Arquidiocese de Juiz de Fora. Dom Gil me confiou essa missão e, com o coração aberto, acolhi e estou aqui para começar esse novo trabalho. Um mês muito significativo, porque é o mês que celebramos as vocações, celebramos também a missão do catequista, este ministro tão importante dentro da vida da Igreja”, afirmou Padre Kayo em entrevista à WebTV.

O próximo encontro da Escola Catequética está marcado para o dia 23 de setembro. Já o sétimo e o oitavo encontros estão agendados, respectivamente, para 21 de outubro e 18 de novembro.

*Fotos: Ana Maria Roberto

Veja Também