38ª Assembleia da OSIB do Regional Leste 2 acontece em Mariana

0

Uma missa presidida pelo arcebispo de Mariana, dom Airton José dos Santos, na noite dessa segunda-feira, 22 de outubro, abriu a 38ª Assembleia da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da Conferência Nacional dos Bispos no Seminário de Teologia, em Mariana. O bispo da diocese de São Mateus, dom Paulo Bosi Dal’Bó, o reitor do Seminário São José, Padre Valter Magno, o presidente da OSIB Leste 2, Padre Harlley Caldeira Mourão, e o diretor da Comunidade de Filosofia, Padre Euder Canudo, também concelebraram.

Na homilia, dom Airton ressaltou que a Assembleia da OSIB acontece em um momento muito significativo. “Primeiro pelo Ano do Laicato e segundo pela celebração do Dia Mundial do Pobres. Essas questões acabam marcando nosso coração e a nossa responsabilidade de formar os futuros presbíteros”, ressaltou.

O arcebispo sublinhou que eles não estão formando padres para os tempos atuais. “Estamos formando pastores para o povo de Deus. Não para hoje, mas pastores para daqui a 10, 15 anos. Não devemos ter a pretensão de formar padres para o tempo de hoje, mas para daqui a 15 anos”, disse.

Dom Airton também comentou que a formação presbiteral passa por etapas e que ninguém chega no seminário pronto. “A formação passa por etapas e as novas diretrizes vão apresentar as etapas pelas quais devem passar os que querem dedicar sua vida a evangelização e ao povo de Deus. O seminário é uma etapa formativa. Ninguém chega no seminário já padre, já acabado. Mas chega para fazer um caminho, um processo, para discernir sobre o chamado de Deus”.

A Assembleia tem como tema “A pessoa do formador: Desafios e perspectivas” e assessoria do professor William Cesar Castilho, mineiro, doutor em psicologia pela UFRJ, professor da PUC-Minas e Faculdade Jesuíta (FAJE), assessor da pastoral presbiteral da Arquidiocese de Belo Horizonte e autor de vários livros.

Para o presidente da OSIB Leste 2, Padre Harlley Caldeira Mourão, a reflexão sobre o papel do formador é essencial. “Pois, ele será o responsável por formar os futuros padres. A pessoa do formador tem que ser muito equilibrada e tranquila para poder guiar os futuros padres. Por isso, nossa intenção é trabalhar com o professor Castilho, que tem trabalhado muito a questão dos padres no Brasil, para poder ajudar os formadores”, disse.

O reitor do Seminário São José, Padre Valter Magno, ressalta que é uma grande alegria acolher este encontro. “Este encontro é anual, que nós chamamos de assembleia. Ele é um momento de estarmos juntos com os formadores das dioceses de todo o Regional Leste 2”, pontuou.

A Assembleia está reunindo formadores de todo o Regional Leste 2 com o objetivo de partilhar e buscar uma uniformidade no Regional. A programação segue até esta quinta-feira, 25 de outubro.

*Fonte: Site do Regional Leste 2 da CNBB

Conteúdo Relacionado
X