38ª Assembleia da OSIB do Regional Leste 2 acontece em Mariana

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Uma missa presidida pelo arcebispo de Mariana, dom Airton José dos Santos, na noite dessa segunda-feira, 22 de outubro, abriu a 38ª Assembleia da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da Conferência Nacional dos Bispos no Seminário de Teologia, em Mariana. O bispo da diocese de São Mateus, dom Paulo Bosi Dal’Bó, o reitor do Seminário São José, Padre Valter Magno, o presidente da OSIB Leste 2, Padre Harlley Caldeira Mourão, e o diretor da Comunidade de Filosofia, Padre Euder Canudo, também concelebraram.

Na homilia, dom Airton ressaltou que a Assembleia da OSIB acontece em um momento muito significativo. “Primeiro pelo Ano do Laicato e segundo pela celebração do Dia Mundial do Pobres. Essas questões acabam marcando nosso coração e a nossa responsabilidade de formar os futuros presbíteros”, ressaltou.

O arcebispo sublinhou que eles não estão formando padres para os tempos atuais. “Estamos formando pastores para o povo de Deus. Não para hoje, mas pastores para daqui a 10, 15 anos. Não devemos ter a pretensão de formar padres para o tempo de hoje, mas para daqui a 15 anos”, disse.

Dom Airton também comentou que a formação presbiteral passa por etapas e que ninguém chega no seminário pronto. “A formação passa por etapas e as novas diretrizes vão apresentar as etapas pelas quais devem passar os que querem dedicar sua vida a evangelização e ao povo de Deus. O seminário é uma etapa formativa. Ninguém chega no seminário já padre, já acabado. Mas chega para fazer um caminho, um processo, para discernir sobre o chamado de Deus”.

A Assembleia tem como tema “A pessoa do formador: Desafios e perspectivas” e assessoria do professor William Cesar Castilho, mineiro, doutor em psicologia pela UFRJ, professor da PUC-Minas e Faculdade Jesuíta (FAJE), assessor da pastoral presbiteral da Arquidiocese de Belo Horizonte e autor de vários livros.

Para o presidente da OSIB Leste 2, Padre Harlley Caldeira Mourão, a reflexão sobre o papel do formador é essencial. “Pois, ele será o responsável por formar os futuros padres. A pessoa do formador tem que ser muito equilibrada e tranquila para poder guiar os futuros padres. Por isso, nossa intenção é trabalhar com o professor Castilho, que tem trabalhado muito a questão dos padres no Brasil, para poder ajudar os formadores”, disse.

O reitor do Seminário São José, Padre Valter Magno, ressalta que é uma grande alegria acolher este encontro. “Este encontro é anual, que nós chamamos de assembleia. Ele é um momento de estarmos juntos com os formadores das dioceses de todo o Regional Leste 2”, pontuou.

A Assembleia está reunindo formadores de todo o Regional Leste 2 com o objetivo de partilhar e buscar uma uniformidade no Regional. A programação segue até esta quinta-feira, 25 de outubro.

*Fonte: Site do Regional Leste 2 da CNBB

Veja Também