35ª edição da Semana do Migrante é realizada com lives todos os dias

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Até o próximo domingo, 21, acontece no Brasil a 35ª edição da Semana do Migrante, com uma programação on-line devido às restrições da pandemia de coronavírus.

Nesta segunda-feira, 15, serão realizadas duas transmissões. Uma às 10h (horário de Brasília), com os responsáveis da Cáritas Regional do Paraná e Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiado, sobre o tema: “Espiritualidade para Missão com a Migração”. As transmissões serão pelo Google Meet no endereço meet.google.com/chb-bcaz-xjm.

A segunda transmissão será, às 19h (horário de Brasília), sobre o tema: “Migração e refúgio: desafios e perspectivas para homens e mulheres em travessia”, com a participação de Padre Alfredinho (SPM), Márcia Oliveira (Repam Brasil /UFRR) e Edwige Ristil (haitiana), com a condução de José Carlos Pereira (CEM).

Na quarta-feira, 17, às 18h (horário de Brasília), será realizada a Live: “Forçados, como Jesus Cristo, a fugir: o drama dos deslocados internos e sua invisibilidade”, com a participação de Maria Aparecida de Morais (UFSCar) e Liliana Won Ancken dos Santos (CPT Rondônia).

Clique para ver toda a programação desta semana.

O tema da Semana do Migrante deste ano é “Onde está teu irmão, tua irmã?” (Cf. Gn 4,9), uma pergunta que desperta as consciências para o cuidado com as pessoas que vivem o drama da migração, principalmente com a realidade da crise sanitária vivida neste tempo no país.

“Nesse tempo de pandemia de coronavírus, precisamos vivenciar a solidariedade, a compaixão, precisamos testemunhar o Evangelho”, destaca o bispo da Diocese de Brejo (MA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotrasformadora, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom José Valdeci Santos Mendes.

Promovido há mais de três décadas pela Cáritas Brasileira, este ano a Semana do Migrante acontece a partir da integração das diversas organizações que atuam no cuidado humano, na atenção pastoral e na defesa de direitos da população migrante no Brasil. Unidos, Comissão Episcopal Pastoral para Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Cáritas Brasileira, Serviço Pastoral do Migrante(SPM), em articulação com a Comissão Pastoral da Terra (CPT), o Conselho Indigenista Missionário (CIMI), o Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP), a Pastoral da Juventude Rural (PJR), o Serviço Jesuíta para Migrantes e Refugiados (SJMR), o Instituído Migração e Direitos Humanos (IMDH) e a Missão Paz, com o apoio da 6ª Semana Social Brasileira.

Fonte: Portal Canção Nova

Veja Também