32ª Semana de Teologia é encerrada com sucesso de público

0

Na noite da última quarta-feira se encerrou a 32º Semana de Teologia, realizada no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio. O evento abordou o tema “Espiritualidade no mundo contemporâneo” através de palestras, mesas de debate e minicursos.

Em entrevista a Web TV A Voz Católica, o arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, afirmou que a reflexão deste tema no mundo contemporâneo é muito relevante. “É importante lembrar que sem espiritualidade não adianta estudar teologia, porque é ela que dá sentido no nosso estudo. Na verdade, espiritualidade é acolher as moções no Espírito em nós, diante daquilo que estudamos e pretendemos realizar.”

Para o reitor do Seminário, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, a Semana contribui muito para mostrar a importância da espiritualidade, no nosso modo de ser e agir. “Que nós possamos interiorizar tudo aquilo que foi colocado, viver intensamente para que o mundo seja melhor. Deus conta conosco!”

Com grande participação em todos os dias, o evento trabalhou as diferentes nortes para espiritualidade. Na terça-feira, com reflexões questionadoras, os professores Dra. Maria Inês Mullen, Dr. Altair Andrade e o Padre Djalma Antônio da Silva apresentaram a proposta do Papa Francisco de uma Igreja que não fica instalada em si mesma, mas que sai na direção dos outros mais necessitados.

Segundo o professor Dr. Altair Andrade, “as discussões possibilitaram um alargamento dos horizontes das pessoas no que significa uma Igreja em movimento. Uma Igreja em saída significa um desinstalar-se, pensar o outro e pensar, antes de tudo, no próprio evangelho e que nos dá o norte para pensar a vida e as relações humanas.”

Na quarta-feira (30) pela manhã, os minicursos ajudaram a entender que existem diferentes caminhos de espiritualidade, a franciscana, a mariana, compreender as contribuições da comunicação, da música e da leitura orante da Bíblia.

Fechando a semana, a palestra “A espiritualidade e a volta do Sagrado na cultura pós-moderna”, com o Dr. Pe. Medoro Souza Neto. “Hoje se faz necessário resgatar a religião como um caminho para Deus. Tentamos ver como, na conjuntura cultural atual, se dá a volta ao Sagrado. Em que sentido o Sagrado pode ser libertador e conduzir a uma espiritualidade cristão autêntica”, explicou o Padre.

Para o Vice-Reitor, Padre Antônio Camilo de Paiva, a sensação que fica é de satisfação com o evento.  “Nosso Instituto e o CES/JF cumpriram a função de levar a palavra de Deus ao povo e preparar esse povo para escutar da maneira mais aberta possível a mensagem do Senhor. Estou muito contente com o resultado.”

*Com informações de TV Web A Voz Católica 

Conteúdo Relacionado
X