31 de julho: 60 anos da consagração de Minas Gerais à Nossa Senhora da Piedade

*Imagem: Facebook do Santuário Nossa Senhora da Piedade

O Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade sediará uma Missa Solene nesta sexta-feira, dia 31 de julho, às 15h, para celebrar os 60 anos da consagração de Minas Gerais à sua Padroeira, Nossa Senhora da Piedade. A celebração será presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Walmor Oliveira de Azevedo.

A Eucaristia será transmitida a partir do Facebook do Santuário e também a partir de uma rede de TVs de inspiração católica, formada pelas emissoras: Canção Nova, Evangelizar, Nazaré, Horizonte e Pai Eterno, além da Rádio América (AM 750). Emissoras que integram a Associação Mineira de Rádio e TV também vão retransmitir.

Logo após a celebração, a cantora Gabi Drummond e o Duo Eleonora – formado por Flávia Ribeiro (voz) e Violeo Lima (voz/violão) – se dedicarão a uma live solidária, também transmitida pela página do Santuário nas redes sociais. No repertório, estarão músicas clássicas e populares.

Tradicionalmente, a celebração do Dia da Consagração de Minas Gerais a Nossa Senhora da Piedade – 31 de julho – marca o início do período do ano em que o Santuário recebe o maior número de grandes peregrinações. De julho a setembro, há mais de 250 anos, a cada fim de semana, multidões sobem a Serra da Piedade.

Mas em razão da pandemia covid-19, neste ano será diferente. Nesta sexta-feira (31), apenas um pequeno grupo de fiéis vão participar. Eles representarão os milhares de peregrinos vicentinos que, há 49 anos, iniciam o período de peregrinações, realizando uma grande romaria ao Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade. Somente no ano passado, a romaria dos vicentinos reuniu cerca de cinco mil pessoas.

A Missa respeitará as indicações do documento Evangelização Missionária: um novo tempo, da Arquidiocese de Belo Horizonte, com diretrizes para assegurar o distanciamento social e outros cuidados para conter a pandemia do novo coronavírus.

A consagração de Minas Gerais a Nossa Senhora da Piedade

A devoção a Nossa Senhora da Piedade em Minas Gerais, no alto da Serra da Piedade, tem mais de dois séculos e meio. Segundo a tradição, no século 18, uma jovem, surda e muda de nascença, passou a ouvir e a falar após testemunhar a aparição de Nossa Senhora, no alto da Serra. Desde então, o local passou a receber peregrinos e foi edificada uma singela igreja, dedicada à Nossa Senhora da Piedade, onde teria ocorrido o milagre. No altar desta igreja, a imagem de Maria, com Jesus nos braços, é uma das primeiras obras de Aleijadinho, mestre do barroco mineiro.

A grande devoção do povo mineiro motivou autoridades e bispos a solicitarem ao Vaticano o reconhecimento de que Nossa Senhora da Piedade é a Padroeira de Minas Gerais. O pedido foi acolhido pelo então Papa São João XXIII e, no dia 31 de julho, uma grande festa marcou a consagração do Estado a Nossa Senhora da Piedade. Mais recentemente, em 2017, a singela igreja construída no século 18, conhecida como Ermida da Padroeira de Minas Gerais, foi elevada a basílica pelo Papa Francisco. É a menor basílica do mundo.

*Com informações do site da Arquidiocese de BH