No último domingo, 18 de agosto, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Benfica, promoveu o 2º Retiro Paroquial para Casais e contou com a participação de 37 casais.
Dez casais compuseram a comissão organizadora do encontro, dentre eles, membros da Pastoral Familiar, Encontro de Casais com Cristo, Caminhada de Casais com Cristo, Equipe de Nossa Senhora, e de demais movimentos envolvidos com a família. Para o Diácono José Antônio Teixeira, coordenador do Retiro, é fundamental a unidade destas pastorais a fim de oferecer, cada vez mais, oportunidades de reflexão sobre a vida conjugal e a espiritualidade aos casais.
“Estimulados pela Exortação Apostólica Amoris Laetitia, nos preocupamos em acolher também os casais de segunda união, de união estável, não apenas os casais já com sacramento do matrimônio, e também os noivos e namorados firmes. A Igreja abraça todos aqueles que querem viver unidos diante do Evangelho, diante da Palavra de Deus. A Igreja acolhe a todos e anuncia o Evangelho, através dessa alegria, que é o amor que Deus coloca no coração do homem e no coração da mulher”, comentou o diácono.
Para a elaboração da programação, a comissão organizadora preparou uma pesquisa entre os inscritos a fim de observarem os temas de maior interesse entre os casais. Além de momento mariano e adoração ao Santíssimo Sacramento, o encontro contou com palestras voltadas para o diálogo conjugal, ataques a família perpassando pelas mídias e ideologias, espiritualidade da família, além da cura interior. Aconteceram, ainda, momentos dedicados a reflexão sobre o controle de natalidade, abertura à vida e perspectiva econômica do casal. Com início às 7h30, o encontro contou com a presença do administrador paroquial, Padre Luiz Eduardo de Ávila, e do vigário paroquial, Padre Rômulo Gomes de Oliveira para atendimento de confissões e direção espiritual, e encerrou com a celebração da Santa Missa às 16h30.
O retiro foi um momento para que os inscritos pudessem ter um verdadeiro encontro com o amor de Deus e, por meio desta experiência, encontrassem o sustento para a vida a dois. “Uma vida desejada por Deus, o homem e a mulher vivendo no evangelho, mas conscientes de suas fraquezas e necessidades” completou o diácono.