2º dia: Minicursos e Palestra marcam a Semana da Filosofia e Teologia

Começou hoje o segundo dia da Semana da Filosofia e Teologia, promovida pelo Centro Universitário de Ensino Superior Academia (UniAcademia) e Seminário Arquidiocesano Santo Antônio. Durante a manhã, os participantes contaram com minicursos online, Padre Elílio de Faria Matos Júnior, abordou A Filosofia na Teologia em Karl Ranner, Padre Nelson, Provincial dos Redentoristas do Rio de Janeiro, falou sobre a saúde emocional do presbítero, Padre Éder fez uma análise sobre “Entender e celebrar a dimensão mistagógica da liturgia e o Prof. Giovânio Aguiar, Reitor do UniAcademia, sobre Metodologias ativas e ensino da Filosofia em tempo de pandemia”.No período da noite o palestrante , Padre Fábio de Freitas Guimarães, abordará “A formação acadêmica numa perspectiva integral: aspectos humano-afetivos e espiritual”, a partir das 19h, no facebook da Arquidiocese.

Primeiro dia da Semana de Filosofia e Teologia:

No primeiro dia, a live começou na capela do Seminário Arquidiocesano, de onde o Arcebispo, Dom Gil Antônio Moreira, e o Reito do Seminário Santo Antônio, Monsenhor Luiz Carlos, fizeram a oração inicial do evento e acompanharam toda a transmissão.

Dom Gil demonstrou sua satisfação em estar diante de um momento único na história da Igreja particular. “A Arquidicoese de Juiz de Fora, seu Seminário Arquidiocesano Santo Antônio e a UniAcademia, nos sentimos alegres em acolher à você, internauta, para participar desta nossa Semana FIlosófia e Teológica, neste ano de 2020, de maneira diferente do que estávamos acostumados a fazer, mas é uma grande alegria contar com sua presença. Na qualidade como Arcebispo desta Arquidiocese desta Igreja Particular, me sinto feliz.”

Dom Gil lembrou a importância do conhecimento para a vida da Igreja e dos estudantes.”Estas semanas são muito esperadas por nossos alunos, professores, por mim e por toda Arquidiocese. Normalmente é um aprofundamento da nossa fé e conhecimentos bíblicos e magistério, um momento muito importante na vida academica.”

Padre Antônio Camilo de Paiva, Coordenador do curso de Teologia e Vice-reitor do Seminário Arquidiocesano, iniciou a Semana Teológica saudando os presentes e pedindo um instante de silêncio em homenagem às vítimas do Covid-19, em especial pelo padre Marcus Vinícius, que foi professor no Seminário Santo Antônio e pelo Bispo da Diocese de Palmares, Dom Henrique Soares da Costa, que muito ajudou na formação de leigos e do clero de nossa Arquidiocese.

“Serão três noites e uma manhã de sóbrias e aguadas reflexões na perspectiva da ciência do saber, da filosofia, horizonte da ciência de Deus, à teologia. De fato a reflexão teológica nunca se esgota, porque como recoda o Papa Bento XVI, ‘Deus é tão gra nde que nunca terminamos de conhecê-lo. É sempre novo, ao movimento perpétuo e infinito de novas descobertas e novas alegrias’. Afirmou o Padre.

Em seguida, Padre Camilo reforçou como a Semana complementa a vida da Igreja particular que está em Sínodo. “É um momento de intensa alegria, como dito pelo Arcebispo, um momento de vivermos a comunhão sinodal (…) É um momento em que a ciência e a fé se dão as mãos.”

A professora e Coordenadora do Curso de Filosofia, Regina Lúcia Meirelles, durante a sua fala, lembrou que a Semana está acontecendo em um momento único, onde a sociedade está sendo colocada em alerta. “É sempre muito bom fazer uma semana acadêmica, mas esta, especialmente, tem um sabor a mais. Desde março deste ano, todos nós, toda humanidade, foi colocada em cheque na sua capacidade de reação e adaptação, frente a uma situação muito difícil. E todos nós estamos reagindo muito bem, com fé, esperança e convicção de que é possível seguir adiante.”

Em sua palestra, Padre Fábio trouxe reflexões e questões sobre o tema ““O ensino da Filosofia e da Teologia no magistério da Igreja: Orientações e perspectivas”, analisando encíclícias e outros documentos do Vaticano.

O Padre fez uma análise sobre a fé divina e católica, falou sobre como acontecem os embasamentos da Igreja para questões que envolvam a Sagrada Escritura e Tradição, abordou a vida religiosa em sua essência, questões Papais, a importância em ensinar Filosofia e outros conhecimentos aos seminaristas e fez uma belíssima análise sobre o contexto da vida consagrada diante das fraquezas humanas. Para assistir basta acessar o facebook da Arquidiocese através deste link.