Missa na Catedral de São João del-Rei marca 60 anos da Diocese e jubileu de Dom José Eudes

*Catedral de São João del-Rei. Foto: Marcos Luan
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Missa na Catedral de São João del-Rei marca 60 anos da Diocese e jubileu de Dom José Eudes

A Diocese de São João del-Rei celebra, em 2020, os 60 anos de sua criação e instalação. O ano, marcado pela pandemia do Coronavírus, também é de festa para o bispo diocesano, Dom José Eudes Campos do Nascimento, que completou 25 anos de ordenação presbiteral. As comemorações vão se concentrar nesta sexta-feira, dia 6 de novembro, com uma missa restrita ao clero, na Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar.

A Eucaristia será presidida pelo Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Belo Horizonte e Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Walmor Oliveira de Azevedo. O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, marcará presença enquanto Metropolita da Província Eclesiástica de Juiz de Fora, à qual pertence a diocese são-joanense.

A celebração, marcada para as 19h, pode ser acompanhada através das transmissões ao vivo pelas mídias sociais da Paróquia, pelo site da Diocese e pelas emissoras de rádio da região: Rádio São João del-Rei/AM, Rádio Emboabas/FM 92,7 +Informação e Rádio Tiradentes/FM. Após a Eucaristia, haverá solene canto do Te Deum laudamus.

A Diocese de São João del-Rei

Através da Bula Quandoquidem novae, “visto que a constituição de uma nova Igreja sempre conduz à esperança (…)”, pelo Papa São João XXIII, a Diocese deu seus primeiros passos, se desmembrando da Arquidiocese de Mariana, da Diocese da Campanha e da então Diocese de Juiz de Fora. Desde o dia 6 de novembro de 1960, data da instalação, continua a caminhar sob a proteção de Nossa Senhora do Pilar.

Com um território que abrange 25 cidades e 42 paróquias, a Diocese, conhecida pelas tradições tricentenárias e pela sua pluralidade de expressões, foi construída por uma rica história e demonstrações de fé.

“É uma data especial para nós, família chamada Diocese de São João del-Rei. Somos herdeiros de uma rica história de fé e cultura. Somos a Igreja de Cristo que anuncia a Boa Nova. Ao longo dessas seis décadas experimentamos a ação misericordiosa de Deus, manifestada em tantos homens e mulheres que plantaram e conservaram a fé em Cristo. Bispos, padres, religiosos e religiosas, leigos e leigas, que foram instrumentos nas mãos de Deus para tecer essa bela história”, explica Dom José Eudes, que também concelebrará a missa da noite desta sexta-feira (6).

*Com informações do site da Diocese de São João del-Rei

Veja Também