No último domingo, dia 2 de novembro, a Igreja celebrou o dia dos Fieis Defuntos. Na ocasião, a Diaconia da Esperança esteve nos cemitérios de Juiz de Fora para acolherem aqueles que foram rezar pelos seus entes queridos. Eles também organizaram quatro no Cemitério Municipal e duas missas no Parque da Saudade e, neste primeiro o Arcebispo Metropolitano presidiu a última Eucaristia do dia.
4/11/2025
“Mater populi fidelis” é o título da Nota doutrinária publicada esta terça-feira, 4 de novembro, pelo Dicastério para a Doutrina da Fé. Assinada pelo Prefeito, cardeal Víctor Manuel Fernández, e pelo secretário da seção doutrinária, monsenhor Armando Matteo, a Nota foi aprovada pelo Papa em 7 de outubro passado. É fruto de um longo e articulado trabalho colegiado. Trata-se de um documento doutrinal sobre a devoção mariana, com foco na figura de Maria, associada à obra de Cristo como Mãe dos fiéis.
“Rezemos para que as pessoas que se debatem com pensamentos suicidas encontrem nas suas comunidades o apoio, o cuidado e o amor de que necessitam e se abram à beleza da vida”. Este é o pedido do Papa Leão XIV em sua intenção de oração para o mês de novembro. O Vídeo do Papa foi divulgado nesta terça-feira (4).
Tradicionalmente, a Pastoral Carcerária Arquidiocesana promove a Missa dos Presos. Neste ano, a celebração ganha ainda mais significado por estar inserida no contexto do Ano Jubilar da Esperança. O Jubileu dos Presos acontecerá no dia 16 de novembro, sábado, às 10h, na Catedral Metropolitana, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira.
O evento de lançamento, que contou com a participação de importantes lideranças e especialistas, reafirmou o compromisso histórico do MEB com uma educação libertadora e transformadora, focada na autonomia e na cidadania.