Nesta quarta-feira (13), Francisco aceitou uma renúncia e fez três nomeações para o Brasil. A Arquidiocese de Aracaju, a Prelazia de São Félix e a Diocese de Bom Jesus da Lapa receberão novos bispos. A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) saudou os bispos escolhidos pelo Papa, expressando alegria por suas nomeações,
13/03/2024
Nesta quarta-feira, 13 de março, completam-se 11 anos da eleição do Cardeal Jorge Mario Bergoglio como bispo de Roma e líder mundial da Igreja Católica. Ao ser eleito, o novo papa adotou o nome de Francisco, uma homenagem a São Francisco de Assis, considerado o padroeiro dos pobres.
Após oito catequeses dedicadas aos vícios, Francisco iniciou uma série de reflexões sobre as virtudes. Ao introduzir o tema, o Papa afirmou que este “bem, que vem de um lento amadurecimento da pessoa até se tornar sua característica interior”, é sustentado pela graça de Deus, e para que cresça e seja cultivado, são necessárias sabedoria e boa vontade. “Em um mundo deformado, devemos nos lembrar da imagem de Deus impressa em nós para sempre”.
O Conselho Central Diocesano (CCD) da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), através do Núcleo de Promoção Social São Vicente de Paulo (NPSSVP) e da Obra Especial Santa Clara (Obra do Berço), realizam, no dia 27 de março, às 14h, a “Roda de Conversa com Gestantes”.
No último domingo, 10 de março, a Paróquia São Mateus sediou o 84º Retiro Espiritual da Federação das Congregações Marianas de Juiz de Fora. O tema do encontro foi o Centenário Diocesano e o Ano Eucarístico vivenciado em nossa Igreja Particular. As nove Congregações da cidade estiveram presentes.
No dia 15 de março, a Igreja celebra a festa de São Clemente Maria Hofbauer, responsável por evangelizar e expandir o carisma redentorista pela Europa, além das fronteiras da Itália. Por isso, ele é considerado cofundador da Congregação Redentorista. O santo também é tido como o padroeiro dos padeiros, porque trabalhou nessa profissão na adolescência.
No domingo, 10 de março, a Pastoral Carcerária da Diocese de Divinópolis realizou seu 1º Encontro Diocesano. O evento, realizado na Cúria Diocesana, teve o objetivo de promover o processo de reestruturação da Pastoral e a partilha de experiências entre os novos e antigos agentes, que atuam na evangelização e na defesa dos direitos das pessoas privadas de liberdade.
Teve início na manhã dessa terça-feira, 12 de março, em Brasília (DF), a reunião do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O Arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da CNBB, dom Jaime Spengler, iniciou o encontro destacando a sinodalidade como elemento para “alimentar a nossa sintonia nesse tempo que estamos vivendo na Igreja”.
por 