Confira encontros e acontecimentos previstos para o próximo ano; encontro Mundial das Famílias e Ano Jubilar Missionário são alguns deles.
dezembro de 2021
Estão disponíveis os roteiros Celebrar em Família para as solenidades de Santa Maria, Mãe de Deus, em 1º de janeiro, e da Epifania do Senhor, no domingo, 2 de janeiro. O material é oferecido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Ano de 2021 foi marcado pelo retorno das viagens do Papa Francisco e esforços pela superação da pandemia.
Pela segunda vez, devido à pandemia, o 44º Encontro Europeu de Jovens de fim de ano, promovido pela Comunidade de Taizé, não poderá ser realizado em presença como de costume. Em nota, a Comunidade havia informado os participantes no início de dezembro que não seria “possível realizar o encontro europeu em Turim como planejado”.
Na última semana as crianças do Instituto Padre João Emílio receberam diversas visitas especiais. Elas ganharam diversos presentes, resultado de campanhas natalinas realizadas em Juiz de Fora.
“São José, migrante perseguido e corajoso” foi o tema da catequese do Papa Francisco na Audiência Geral desta quarta-feira (29). A família de Nazaré teve que fugir para o Egito, “experimentando em primeira pessoa a precariedade, o medo e a dor de ter que deixar a sua terra”. Francisco sublinhou que “ainda hoje muitos dos nossos irmãos e irmãs são obrigados a viver a mesma injustiça e sofrimento
Diálogo entre as gerações, educação e trabalho são as três estradas que levam a um único caminho: a uma paz duradoura. Esta é a proposta do Pontífice para 2022, na Mensagem para o Dia Mundial da Paz a ser celebrado no primeiro dia do novo ano.
Os temporais voltaram a castigar as populações do sul e extremo sul da Bahia, causando 20 óbitos e afetando mais de 470 mil pessoas, segundo dados da Defesa Civil. De acordo com o Governador do Estado, as chuvas deixaram um cenário “de guerra” e que ainda não tem como dar um prazo para a recuperação das estradas estaduais e federais afetadas pelas inundações.
O encerramento do ano civil é tempo de muitas reflexões, metas e agradecimentos. Também é momento de pedir que o novo ano “seja iluminado com atitudes de solidariedade, fraternidade, menos desavenças políticas e mais paz e harmonia”, como estimou o Arcebispo em seu último artigo. Em virtude disso, as paróquias prepararam celebrações especiais para a véspera do Ano Novo e o primeiro dia de 2022.
por 