2° Seminário Nacional do Escotismo Católico é realizado em Juiz de Fora

0

De 14 a 16 de novembro, a sede do Conselho Central Diocesano da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) em Juiz de Fora acolhe o 2° Seminário Nacional do Escotismo Católico. O evento reunirá lideranças de grupos de escoteiros dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, além de vicentinos que atuam junto às conferências de jovens, crianças e adolescentes.

A abertura do seminário está marcada para esta quinta-feira (14), às 19h. Após o credenciamento e a composição da mesa de honra, será realizado o Sarau Musical Escoteiro. Na sexta (15), às 8h, o Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, preside Santa Missa na Capela São Vicente de Paulo. Durante todo o dia, ainda haverá momentos de formação e espiritualidade inspirados no tema do encontro deste ano – “Aprendiz do amor de Cristo” – e no lema “Havia uma pedra no meio do caminho”.

Entre os palestrantes, estão o Coordenador Nacional de Escotismo Católico e representante da Conferência Internacional Católica de Escotismo (CICE) para o Cone Sul, André Torricelli F. da Rosa; o Capelão Assistente Nacional dos Escoteiros do Brasil, Padre Hugo Galvão; o Capelão e Diretor-Secretário da Santa Casa de Misericórdia, Padre José Leles da Silva; o Monsenhor João Carlos Teodoro, da Igreja Greco-Melquita; e Marco Aurélio Castrianni, doutor em Direito Canônico. Os vicentinos Thais Silva Martins Medeiros e Wandemberg Rodrigo Medeiros também ministrarão palestra.

Segundo os coordenadores da Região Escoteira de Minas Gerais, Cecília Barbosa Santos e Luiz Gomes Mendes, a ideia de encontros anuais envolvendo os escoteiros surgiu durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2013, realizada no Rio de Janeiro. E foi a capital fluminense que sediou o 1º Seminário, no ano passado. “Desde a JMJ 2013, acompanhando o Plano Estratégico Nacional de avançar para expandir o escotismo junto das entidades religiosas, que o número de grupos de escoteiros que trabalham em comunidades específicas católicas começa a despontar”, conta Cecília.

O encerramento do 2° Seminário Nacional do Escotismo Católico acontecerá no sábado (16), às 19h, com a Santa Missa na Igreja Melquita São Jorge, no Bairro Santa Helena. A Casa São Vicente de Paulo, onde acontece todo o evento, fica na Rua São Sebastião, 454 – Centro.

Conteúdo Relacionado
X