15ª edição da Romaria do Terço dos Homens acontece neste fim de semana

*Foto: Thiago Leon - Santuário Nacional
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

O Santuário Nacional de Aparecida recebe, entre esta sexta (10) e o próximo domingo (12), a 15ª Romaria do Terço dos Homens. Em 2023, o evento tem como tema “Terço dos Homens: vocações para a Igreja!” e o lema “Vocação acertada, vida feliz!” (Santo Afonso).

Ao todo, 100 mil pessoas devem participar desta que é a maior romaria do ano na Basílica de Aparecida. Em 2020, o santuário acolheu 80 mil devotos de todo o país para o evento. Em 2021, a Romaria do Terço dos Homens aconteceu de forma virtual por causa da pandemia. Já no ano passado, o encontro seguiu protocolos sanitários e teve número reduzido de peregrinos.

Programação

A Romaria começa nesta sexta-feira (10), às 19h30, com a Missa de abertura no Altar Central da Basílica. Depois, uma procissão luminosa segue até o Seminário Santo Afonso, no centro de Aparecida. A partir das 23h, os grupos de oração se reúnem em vigília na Capela do Santíssimo.

No sábado (11), a programação para os homens do terço inclui Missa campal na Tribuna Dom Aloísio Lorscheider, às 7h; Terço Solene e Consagração à Nossa Senhora Aparecida, no Altar Central, às 14h; e show musical no pátio das Palmeiras, a partir das 20h30.

No domingo (12), último dia do encontro, a Missa de envio da Romaria do Terço dos Homens começa às 8h, no Santuário Nacional. Em seguida, às 9h, os devotos saem em procissão até a Tribuna Dom Aloísio. O encerramento oficial acontece às 18h, com Missa no Altar Central da Basílica.

O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, que é o Bispo Referencial do movimento no Brasil, participará de toda a programação. “Rezar o terço é contemplar o rosto de Jesus com os olhos de Maria, com o pulsar do coração amoroso de Nossa Senhora”, lembrou o Pastor em videomensagem aos grupos do Terço dos Homens.

A TV Aparecida e o Canal do YouTube do Santuário Nacional irão transmitir os principais momentos deste grande evento.

*Com informações de A12.com e Aleteia

Veja Também