Entre os dias 13 e 16 de julho, acontece o 13º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio de sua Comissão Episcopal para a Comunicação, Pascom-Brasil e Signis, e organizado pela Arquidiocese da Paraíba. O evento irá acontecer no Centro de Convenções de João Pessoa (PB). Com o tema “Comunicar para a Cultura do Encontro”, o Mutirão tem como objetivo discutir a importância de uma comunicação com uma abordagem que valoriza a empatia, a escuta ativa e o diálogo.
O bispo de Campo Limpo (SP) e presidente da Comissão para a Comunicação da CNBB, Dom Valdir José de Castro, em vídeo gravado para convidar os participantes, ressaltou que, além de ser um momento importante dos comunicadores da Igreja no Brasil se encontrarem para compartilhar as experiências e o trabalho pastoral no campo da comunicação, será também uma oportunidade para refletir sobre a cultura do encontro. “Numa sociedade tão polarizada, o tema do Muticom se torna muito necessário hoje. A gente precisa trabalhar para que a cultura do encontro possa crescer sempre mais. Como sabemos, a cultura do encontro está sendo promovida pelo Papa Francisco e á algo pelo qual devemos trabalhar”, reforçou.
Programação
Durante o evento, serão realizadas palestras com os temas: “Rumo à presença plena – a cultura do encontro no ambiente digital”; “Influenciadores digitais: efeitos e perspectivas”; “Amizade social e diálogo na era da desinformação” e “Ecologia integral e cultura do bem viver”. Além disso, o Muticom também contará com a participação do biógrafo do Papa Francisco, Austen Ivereigh. Ele será o responsável pela palestra magna, que ocorre na abertura do evento.
O Muticom 2023 será híbrido, com comunicadores participando em João Pessoa e em qualquer lugar do Brasil e do mundo.
*Com informações do site da CNBB