1º Congresso Americano da IAM (Infância e Adolescência Missionária)

0

*Colaboração: Pe. Frei Flávio Henrique, pmPN

Começou nesta sexta-feira, dia 23 de maio, o 1º Congresso Americano da Infância e Adolescência Missionária (IAM), no Santuário Nacional de Aparecida do Norte, Aparecida (SP). O evento é promovido pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) em unidade com as POM de todo continente americano. Estão inscritos 654 participantes. São assessores e coordenadores provenientes de 17 Países (Brasil, Paraguai, Chile, Colômbia, Peru, Argentina, Bolívia, Honduras, Costa Rica, Porto Rico, Equador, Cuba, Uruguai, Angola, Itália, México, Venezuela) e reúne 60 voluntários nos vários serviços.

Dos participantes inscritos: 522 Leigos (as), 76 Consagrados (as), 3 Bispos, 31 Padres Seculares, 11 Padres Religiosos, 1 Diácono e 10 Seminaristas. Entre os convidados de destaque encontra-se a Dra. J. Baptistine Ralamboarison, que é Secretária Geral da Pontifícia Obra da Infância Missionária, que virá de Roma.

O Tema deste primeiro congresso é “IAM da América a serviço da missão”, que tem o lema “Vocês são meus amigos”! (Jo 15, 14). Conforme nota divulgada pelo responsável pela Assessoria de Comunicação da POM, Pe. Jaime Patias, “de acordo com os organizadores, o encontro tem por objetivo reunir secretários e animadores da IAM para celebrar em nível de América, a finalização das comemorações dos 170 anos de fundação da Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária. Por ocasião desta data, entre os meses de maio de 2013 e maio de 2014, celebra-se o Ano da IAM no Brasil.”.

Sediada em Brasília (DF), a Pontifícia Obra da IAM no Brasil alcança 260 mil crianças em todo território nacional, motivadas pelos 30 mil grupos através das 26 Coordenações Estaduais (mais o DF) que acompanham as coordenações diocesanas e grupos que, em suas dioceses, ainda não possuem uma coordenação em nível diocesano.

Segundo o Pe. André Luiz de Negreiros, que é o secretário nacional da IAM no Brasil, entre os objetivos gerais de integração, comemoração do ano da IAM no Brasil e fortalecimento da “comunhão missionária entre os assessores e secretários nacionais da Obra”, se pretende traçar linhas de ação para os trabalhos da IAM no continente e reavivar a espiritualidade e carisma próprios do fundador Dom Carlos Forbim Janson.

Para o secretariado nacional, o grande desafio atual está em criar coordenações diocesanas naqueles lugares em que os grupos caminham de forma isolada e “utilizar o material das POM nas escolas que trabalham com a IAM”.

Para conhecer o hino e a oração do 1º Congresso Americano da IAM, acesse os links:

O hino do 1º Congresso Americano da IAM  (Letra e música: Flávio Lorrane Clementino de Almeida)

Ouça o hino do 1º Congresso Americano da IAM

Oração do 1º Congresso Americano da IAM

Outras Informações:

Assessoria de Comunicação Arquidiocese Juiz de Fora – (32) 3229-5450

 

Conteúdo Relacionado
X