Cáritas libera o material para a 2ª Jornada Mundial dos Pobres

O tema escolhido este ano pelo Papa Francisco para a II Jornada Mundial dos Pobres (JMP) traz a inspiração do Salmo 34: “‘Este pobre grita e o Senhor o escuta” (Sl 34,7). Na mensagem divulgada para mobilizar esta jornada, o Santo Padre diz: “As palavras do salmista tornam-se também as nossas no momento em que somos chamados a encontrar-nos com as diversas condições de sofrimento e marginalização em que vivem tantos irmãos e irmãs nossos que estamos habituados a designar com o termo genérico de ‘pobres’”.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil delegou à Cáritas Brasileira, um de seus organismos, o processo de animação da Jornada Mundial dos Pobres – Semana da Solidariedade. Em 2018, a animação foi reforçada também com a contribuição da equipe da Campanha da Fraternidade, da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, do Conselho Nacional do Laicato e da Comissão Episcopal Pastoral para Ação Social Transformadora.

Como Francisco, a campanha convida a todas as pessoas, grupos, comunidades, instituições e pessoas de boa vontade para que participem da Jornada Mundial dos Pobres – Semana da Solidariedade, organizando encontros fraternos, celebrações ou mobilizações públicas entre os dias 11 e 18 de novembro de 2018. O material já foi enviado às dioceses de todo Brasil.  A ideia é que as Igrejas locais, comunidades, pastorais, ruas e locais onde se encontram as pessoas empobrecidas organizem gestos concretos de solidariedade e acolhida com as pessoas em situação de vulnerabilidades extremas.

O grafite que se tornou a identidade visual desta II Jornada Mundial dos Pobres foi realizado pelo coletivo Família Hip Hop. A sede do coletivo fica em Santa Maria (DF) e oferece atividades como aulas de música e serigrafia para jovens, além de mobilizar iniciativas culturais.

Atividade Mobilizadoras

Com a finalidade de organizar a Jornada Mundial dos Pobres, a Cáritas dá sugestões de atividades que podem ser realizadas por comunidades, grupos, pastorais e coletivos. Entre as ações possíveis estão a realização de gincanas para arrecadação de alimentos e roupas; celebrações da Palavra e Eucarísticas; estudo da mensagem do Papa Francisco e rodas de diálogos; círculos bíblicos; manifestações públicas para chamar atenção do poder público local sobre alguma situação de negação de direitos aos empobrecidos; campanhas de cidadania com atendimentos sociais; atividades lúdicas e esportivas; audiências públicas; atividades em espaços de medida socioeducativa, asilos, orfanatos, presídios, com o povo da rua.

Também é possível organizar uma partilha fraterna das refeições (café da manhã, almoço ou jantar) com as pessoas em situação de rua ou vulnerabilidade social, especialmente no Dia Mundial dos Pobres, celebrado no dia 18 de novembro.

O subsídio elaborado para ajudar a mobilizar encontros e celebrações traz: Síntese da carta do Papa Francisco; Propostas de atividades mobilizadoras; Três círculos bíblicos com os verbos propostos pelo Papa Francisco: Gritar, Responder e Lutar. O subsídio e o cartaz foram encaminhados para as dioceses, paróquias, organismos pastorais, congregações religiosas e colégios católicos.

O mesmo material está disponível abaixo para que os grupos possam dispor dos arquivos para divulgação e impressão, caso seja necessário. Para qualquer dúvida, entrar em contato através do e-mail [email protected].

Histórico

Em 2017 o Papa Francisco convocou católicos e pessoas de boa vontade para uma jornada de solidariedade e proximidade com as pessoas empobrecidas. A grande convocação trouxe como lema o imperativo: “Não amemos com palavras, mas com obras”.

Desde então, a Jornada Mundial dos Pobres entrou para o calendário anual das iniciativas da Igreja. A convocação fez parte da agenda de ações mobilizadas no âmbito do encerramento do Ano Santo da Misericórdia, realizado em 2016-2017.

Materiais disponíveis

Faça download do Cartaz em JPG AQUI

Faça download do Cartaz em PDF AQUI

Faça download do Subsídio para impressão gráfica com a mensagem do Papa Francisco e círculos bíblicos AQUI