No último domingo (3) cerca de 1500 homens, de diversos locais da Arquidiocese e de cidades do Rio de Janeiro, estiveram reunidos no Rincão da Paróquia Santa Rita, em Juiz de Fora, para o 14º Encontro Arquidiocesano do Terço do Homens.
Ao longo do dia eles tiveram momentos de oração, ouviram depoimentos, puderam trocar experiências e rezaram o terço. O coordenador arquidiocesano do movimento, Paulo Henrique, contou que o diferencial da programação foi a rodas de conversa entre os homens. “É preciso dessa integração entre eles. É preciso interagir porque se não fica difícil. Eu, como coordenador arquidiocesano, eu fiz uma listagem de todos os coordenadores de paróquia e comunidade, ter essa listagem fica fácil quando você vai fazer um evento, você consegue comunicar com todos os coordenadores”, comentou ele.
Outro momento que se destacou foi a Adoração, recordando o Ano Eucarístico Arquidiocesano. “Porque eles têm sede de adoração. Então, se você faz um encontro, se não tem adoração, os homens do texto ficam tristes. Então, a primeira coisa que eles procuram é a capela do santíssimo. Eles são muito adoradores a Cristo”, explicou Paulo.
No evento era possível ver homens de diversos locais de Juiz de Fora e das diversas cidades do território arquidiocesano, como Liberdade, Santa Rita do Ibitipoca, Santos Dumont, Arantina, etc. Todos muito satisfeitos e prometendo voltar no próximo ano, como Reginaldo do Nascimento que participa há muitos anos do grupo em Santa Rita do Ibitipoca. “Já fui em vários anos, fui em Aparecida do Norte. Quero voltar mais vezes”, relatou ele.
“É uma satisfação imensa, a minha equipe está aqui, todo mundo rezando, entendeu? […] A gente vê os outros amigos de fora das outras cidades, que a gente vai construindo um laço de amizade. E isso é importante, fortalece mais a gente espiritualmente. A gente vem não só pelo terço, como eu acabei de falar, é uma família”, confessou Venerson Nunes, coordenador do grupo da Igreja Santa Clara, em Juiz de Fora.
O Arcebispo Metropolitano e Assistente Espiritual Nacional do Terço dos Homens, Dom Gil Antônio Moreira, fez questão de ir ao encontro e dar uma palavra de incentivo a missão do TH, recordando que o movimento cresce cada dia mais. Em entrevista ele rendeu graças por mais um encontro. “Os homens do terço vêm se reunir, então, para fortificar a sua fé e o seu movimento. Então, eu quero agradecer a Deus por mais esse momento, o Terço dos Homens, na nossa Arquidiocese de Juiz de Fora. Este encontro de diocesano, tem uma significação eclesial muito grande. Que Deus continue abençoando o Terço dos Homens do Brasil, fazendo crescer, trazendo sempre novos homens para a oração do Terço, que é a contemplação da vida de Cristo ao lado de Maria”.
O 15º Encontro Arquidiocesano já está marcado, acontecerá em 26 de outubro de 2025, em Arantina.
por 