TV Aparecida exibe especial sobre Campanha da Fraternidade e os desafios da Ecologia Integral nesta quinta-feira (27)

Foto: Portal A12

As mudanças climáticas já são uma realidade em diferentes partes do Brasil, afetando biomas e colocando comunidades em situação de risco. Mas como essa questão se conecta com a fé e o compromisso cristão com a criação? É o que o programa Desafios da Igreja vai mostrar nesta quinta-feira (27), às 21h, na TV Aparecida, em um episódio especial sobre a Campanha da Fraternidade 2025 e a necessidade de uma Ecologia Integral.

A produção mergulha no texto-base da campanha e leva o público a uma viagem por três biomas brasileiros, a Mata Atlântica, o Pantanal e a Amazônia, onde são perceptíveis os impactos das mudanças climáticas. Para a jornalista Camila Morais, que participou da reportagem, o especial se baseia em uma pesquisa detalhada dos documentos da campanha para apresentar, de forma prática e acessível, como as questões ambientais impactam a vida das pessoas. “Nós estudamos o texto-base e também os outros subsídios da campanha da fraternidade e, a partir de elementos do texto-base, nós mostramos, na prática, o que eles querem dizer. O jornalismo sempre trabalha com a checagem, com a veracidade, com a busca de informações e todos esses elementos foram evidenciados, na prática, nos lugares que nós fomos. Nós mostramos três biomas diferentes que já sofrem com a realidade das alterações climáticas”, explica Camila.

Além de trazer um olhar aprofundado sobre a relação entre fé e ecologia, o programa também desmistifica distorções e notícias falsas sobre o tema. Segundo a jornalista, a manipulação do texto-base da Campanha da Fraternidade muitas vezes serve para desacreditar a realidade das mudanças climáticas. “A leitura enviesada do texto-base e a manipulação de informações são exemplos de fake news que tentam desacreditar a realidade das alterações climáticas. O jornalismo com credibilidade vai atrás do que é notícia, do que é fato e verdadeiro, e é isso que nós buscamos com esse material”, ressalta.

O programa pode ser acompanhado pelo canal de televisão da TV Aparecida ou através da transmissão no canal do YouTube (clique aqui).

Notícias

Instagram

Facebook

Veja Também