Sonho realizado: Comunidade Santa Maria Eterna é elevada à Quase-Paróquia

Benção dos novos conselheiros

No último sábado, 20 abril, mais um momento marcante aconteceu ano do centenário da Diocese de Juiz de Fora, a comunidade Santa Maria Eterna foi elevada à Quase-Paróquia. Além da elevação, na cerimônia, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, o Padre Geraldo Dondici foi empossado como administrador paroquial e os conselhos paroquial Pastoral e para Assuntos Econômicos foram apresentados e abençoados. A conquista, tão esperada pelo povo de Humaitá, contou com presença de diversos padres, diáconos e católicos de toda a região.

Foi um longo processo até a chegada deste dia. Segundo Felipe Rezende, coordenador do coral da nova quase-paróquia, a comunidade percebeu que esse sonho tinha chance de se tornar real com o falecido Padre Viana. “Com o passar dos anos, esse sonho foi aumentando. Já com o Padre Fernando e Padre Emerson, a gente foi dando passos mais concretos, como a Secretaria, a construção da Casa Paroquial. E, no ano passado, com a chegada do Padre Dondici, ele mesmo deu um gás maior e falou que seria possível. Depois disso toda a comunidade abraçou com mais vontade e ainda com mais fé, principalmente a juventude da nossa comunidade, que é bem forte, e a gente conseguiu essa caminhada” relatou ele.

Diversos padres, diáconos e católicos de toda a região estiveram na celebração

O Arcebispo Metropolitano comentou sobre sua satisfação em instalar a Quase-Paróquia. “A elevação dessa comunidade à condição de quase-paróquia é merecida, porque essa comunidade é muito bem organizada, muito dedicada às coisas de Deus, um povo de muita fé, e é um lugar que merece mesmo ser paróquia. Quero dar os parabéns ao povo, que desses 15 anos que estou aqui em Juiz de Fora, sempre me impressionou pela sua dedicação e alegria de viver a fé.”

Alegria esta que era evidente no rosto dos fiéis, entre eles Eliton Geraldo de Oliveira, coordenador local. Em entrevista, ele buscou explicar sua emoção e as razões dela. “Hoje está sendo para nós uma grande alegria. Eu agradeço, porque a gente teve muitas lutas… Muitas coisas que a gente teve que correr atrás mesmo, até o término da festa da nossa padroeira, teve. Hoje a comunidade luta, a comunidade cheia de jovens pessoas que gostam de lutar pela realização… Tudo aqui tem um rostinho de cada um de Humaitá. A comunidade está sempre nos apoiando, nos ajudando, nos dando força, e isso nos faz fortalecer, para dar continuidade para o nosso trabalho. A missão é grande, mas a gente está preparado”.

Transformações demográficas influenciando a missão

Durante a homilia, Padre Dondici explicou que o Bom Pastor deseja que seu pastoreio se estenda através de seu povo. “Ele nos quer de fato divulgadores da Boa Notícia. Humaitá de Minas se reúne para ver e dar Jesus ao mundo e devemos continuar levando a presença viva de Jesus ao mundo”. Além disso, ele comentou que a região está sendo repovoada, um movimento crescente de migração para áreas rurais que reforça a necessidade da missão.

Em entrevista, o sacerdote explicou que, 30 anos atrás, ele já atuou na região e ela era menos povoada. “Isso mudou. Hoje aqui é uma região de condomínios, condomínios rurais, vários condomínios surgindo, então há uma perspectiva de no futuro ser uma região habitada por pessoas que moram e vivem de fora e vêm aqui no final de semana, ou por pessoas aposentadas que prefiram morar aqui mesmo, então nós já estamos atendendo alguns desses condomínios. É uma tendência da região toda!”

As bases da conquista

Ao final da celebração, o administrador paroquial fez questão de agradecer a todos que ajudaram na história do local: os sacerdotes que por lá passarão, aqueles que o têm ajudado nos últimos nove meses (desde que foi empossado nas Paróquias Nossa Senhora das Estradas e São Sebastião), todo o povo que frequenta a igreja, agradecendo em especial, a professora Dulce Machado dos Santos, que se dedicou ao serviço a Deus na igreja de Humaitá durante muitos anos de sua vida.

Ele ainda falou que sobre o diferencial da comunidade. “É a presença dos jovens na liderança, isso não é muito comum. Um grupo de cerca de 20 jovens muito empenhados com muita fé, eles são os responsáveis por tudo isso. Isso é mérito do Monsenhor Viana, dos padres que passaram por aqui, e do Padre Fernando e do Padre Emerson, que nos quatro anos que estiveram aqui deram as bases para o que está acontecendo hoje”.

Antes da benção final e dos festejos nas barraquinhas, tradicionais em Humaitá, o Arcebispo agradeceu os presentes e pediu que eles se mantenham “sempre firmes na fé, no amor a Deus e a Nossa Senhora”.

Servindo à Igreja de Juiz de Fora

O Padre Paulo Cesar Machado, que está atuando nas Paróquias Nossa Senhora das Estradas e São Sebastião, foi um dos principais nomes citados nos agradecimentos. O presbítero pertence à Diocese de Nova Iguaçu (RJ) está há nove meses auxiliando ao Padre Dondici.“Tem a ajuda do Padre Paulo Machado, que é de Nova Iguaçu, mas mora ali em Nova Era, cuidando dos pais, a ajuda dele é preciosa, porque ao multiplicar lugar de celebrar, tem que ter mais padres”, comentou Pe. Dondici.

Em entrevista, ele apontou sua satisfação em servir à Igreja Particular de Juiz de Fora. “Tive a oportunidade de colaborar na evangelização, mas eu também fui evangelizado pelo povo aqui de Humaitá. Todo o meu Ministério é na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, e agora estando aqui, participando desse momento de festa, de comunhão, poder criar mais uma quase-paróquia, será assim também um grande feito missionário para a Igreja Particular de Juiz de Fora”.

Natural da cidade de Paracambi, no estado do Rio de Janeiro, ele falou sobre a diferença que vê no povo mineiro. “Tem o ‘torresmin’, tem a gordurinha de porco, tem o convitezinho, tudo do diminutivo, né? E [o povo] dá um jeitinho e está sempre presente. O espírito de festa, de alegria, da cultura… Povo [é] desconfiado também, mas é com muita alegria que estou aqui, meus pais são mineiros também. Agradeço a Deus pela saúde, [pelo] que tenho vivido junto com eles, o cuidado, o espírito de cuidado. Então sou muito grato por esse tempo e creio que em breve alguma nova missão me será dada”, afirmou ele.

Confira mais fotos da noite da elevação em nossa galeria.

Notícias

Instagram

Facebook

Veja Também