O serviço ao altar é uma expressão concreta de amor à Eucaristia e de entrega à Igreja. Coroinhas e acólitos têm a missão de auxiliar o sacerdote nas celebrações litúrgicas, especialmente nas missas, cuidando dos objetos sagrados e contribuindo para a reverência e o bom andamento das celebrações. Já os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística (MESCE) são leigos preparados para auxiliar na distribuição da comunhão, tanto nas missas quanto nas visitas a enfermos e idosos.
Duas paróquias da Arquidiocese de Juiz de Fora estão com inscrições abertas para formações voltadas a esses serviços. Na Paróquia Santa Luzia, no bairro homônimo, haverá formação para acólitos no próximo sábado, dia 7 de junho. Os interessados podem entrar em contato com Camila, pelo número (32) 98510-6449, ou com Cezar, pelo (32) 99916-8660, para realizar a inscrição e obter mais informações. A Igreja Matriz fica na Rua Ingrácia Pinheiro, 160 – Santa Luzia.
Já na Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Bias Fortes (MG), a formação para coroinhas, a partir de 7 anos de idade, acontecerá no dia 14 de junho, às 14h, no Centro Catequético da paróquia. A formação para ministros da Eucaristia será realizada no mesmo local, no dia 20 de junho, também às 14h. Ambas as iniciativas têm como objetivo preparar novos servidores para o altar, incentivando a vivência litúrgica e o compromisso com a missão da Igreja. As inscrições podem ser realizadas no escritório paroquial de 13h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira. Igreja Matriz está situada na Praça dos Sagrados Corações, 33 – Centro.
Se você sente o chamado a servir mais de perto no mistério da fé, participe de uma dessas formações e coloque seus dons a serviço de Cristo e da comunidade.