Seminário Santo Antônio celebra padroeiro com missa solene e festa social

Na noite de sexta-feira, 13 de junho, o Seminário Arquidiocesano Santo Antônio foi palco de uma celebração especial em honra ao seu padroeiro. A programação teve início com uma missa solene presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, e seguiu com a tradicional festa social.

Durante a homilia, o Pastor Arquidiocesano destacou a devoção a Santo Antônio na região e a relevância do santo franciscano para a Igreja. “Santo Antônio é muito querido nessa região, é padroeiro da cidade de Juiz de Fora há mais de 300 anos, é padroeiro do nosso Seminário, da nossa Arquidiocese, de tantas paróquias. Tantas pessoas têm o nome de Antônio, como também a mim foi dado este nome”, afirmou.

O Arcebispo também lembrou das virtudes do santo, ressaltando seu amor à Palavra, à pobreza e aos pobres. “Ele sabia o Evangelho de cor, pregava, ensinava, era um grande professor. Santo Antônio é amigo dos pobres, preocupado com os pequeninos e com os casamentos. Por isso é invocado como casamenteiro”, completou. Ele expressou, ainda, o desejo de que o padroeiro continue iluminando seminaristas, professores e todos os que se dedicam ao estudo e à evangelização.

Após a Celebração Eucarística, a comunidade se reuniu para festejar com comidas típicas, brincadeiras e novidades preparadas especialmente para este ano. O Reitor do Seminário, Padre Antônio Camilo de Paiva, destacou a alegria da confraternização. “Tivemos o macarrão de Santo Antônio, o touro mecânico e também o chá de amendoim, três novidades que o pessoal tem elogiado muito. A festa de um padroeiro é reavivar a graça de Deus na vida do santo e celebrá-lo como exemplo a ser seguido. Se Santo Antônio chegou lá, nós também podemos chegar”, afirmou.

Confira alguns registros da festividade clicando aqui.

*Com informações da WebTV A Voz Católica
**Com a supervisão de Brenda Melo

Notícias

Instagram

Facebook

Veja Também