A morte de George Floyd pela polícia em Minneapolis, EUA, em 2020, é a inspiração da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC) que começou nessa quarta-feira (18) e vai até 25 de janeiro, dia da conversão de São Paulo. O lema é “Aprendei a fazer o bem, procurai a justiça”, tirado de Isaías 1,17.
O Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos encomendou os textos para o Conselho de Igrejas de Minnesota (EUA). Em seu site, o dicastério diz que “o contexto em que esses textos foram escritos é o da execução extrajudicial de George Floyd e o julgamento do policial responsável por sua morte”.
“Enquanto as comunidades cristãs de Minnesota buscavam responder à angústia desses eventos, também reconheceram sua própria cumplicidade. A Igreja é chamada a ser sinal e instrumento da unidade que Deus quer para toda sua criação (Lumen Gentium, 1), mas a divisão entre os cristãos debilita sua eficácia. Os cristãos devem se arrepender de suas divisões e trabalhar juntos para ser uma fonte de reconciliação e unidade no mundo”, diz o site.
A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é comemorada desde 1908 e é organizada conjuntamente pelo Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pelo Conselho Mundial de Igrejas. Enquanto no Hemisfério Norte a SOUC é celebrada em janeiro, no Hemisfério Sul, as Igrejas geralmente recordam-na no período de Pentecostes.
Pode-se ter acesso aos materiais da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2023 AQUI.
*Fonte: ACI Digital
por 