‘São Tomás de Aquino nos ensina a pensar no âmbito da fé, na palavra de Jesus, na palavra de Deus’, destaca Pe. Elílio

Nesta quarta-feira, 28 de janeiro, a Igreja Católica faz memória de São Tomás de Aquino, frade dominicano, doutor da Igreja e conhecido como o “Doutor Angélico”, cuja contribuição filosófico-teológica permanece atual e fundamental para a compreensão da fé cristã.

Intelectual brilhante do século XIII, São Tomás de Aquino enfrentou a resistência da própria família para seguir a vida religiosa, mas perseverou em sua vocação. Ingressou na Ordem dos Pregadores (dominicanos) e aprofundou seus estudos em teologia e filosofia, sendo discípulo de São Alberto Magno. Sua obra mais conhecida, a Summa Theologiae, tornou-se um marco na história do pensamento cristão, ao buscar demonstrar racionalmente a existência de Deus e refletir sobre a fé à luz da razão.

Ao longo de sua vida, São Tomás deixou uma vasta produção filosófico-teológica. No centro de seu pensamento está a confiança na razão humana e nos sentidos, compreendidos como dons de Deus. Para ele, a filosofia é serva da teologia, mas a fé não anula a razão — ao contrário, a eleva.

Segundo o Diretor Espiritual e Coordenador do curso de Filosofia do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, Pe. Elílio de Faria Matos Júnior, a grande contribuição de São Tomás está justamente na harmonia entre fé e razão. “São Tomás de Aquino se destacou pelo estudo da teologia e também da filosofia e por quê? Porque para fazer uma boa teologia é preciso filosofar, é preciso conhecer as coisas profundamente, conhecer o homem, conhecer o mundo. A filosofia também pode conhecer algo de Deus. A teologia se baseia na Palavra revelada, na fé, da qual a Sagrada Escritura dá testemunho. São Tomás, como teólogo, refletiu sobre a Palavra de Deus e também sobre o sentido das coisas humanas, pois a Palavra de Deus não nega a verdade humana, mas a assume e a eleva”, explica.

Pe. Elílio ressalta ainda que, apesar de terem sido escritas na Idade Média, as obras de São Tomás de Aquino seguem sendo referência essencial para a Igreja Católica até os dias atuais. “São Tomás é considerado o doutor comum da Igreja, porque seus ensinamentos foram considerados tão profundos e abrangentes que diversos papas e até concílios os recomendaram. O Concílio Vaticano II pede que os estudos filosóficos e teológicos sejam realizados segundo a mente de São Tomás. Mesmo com a linguagem própria de seu tempo, seu pensamento fundamental permanece extremamente atual”, pontua.

O sacerdote explica que São Tomás ensina que Deus é ato puro e que todas as criaturas participam da perfeição divina, de modo especial o ser humano, que se abre a Deus por meio do intelecto e da vontade. “O ser humano deseja conhecer a Deus. E a graça divina vem em socorro do homem para elevá-lo à vida divina e conduzi-lo à plenitude da felicidade — uma felicidade que é também divina. Deus dá ao ser humano a possibilidade de participar da sua própria vida”, aponta.

Conhecido como Doutor Angélico, título que remete tanto à profundidade de sua inteligência quanto à sua reflexão sobre os anjos, São Tomás destacou que somente Deus é ser absolutamente simples, enquanto todas as criaturas — inclusive os anjos — recebem de Deus o ato de existir. “São Tomás lança luz e nos ensina a pensar no âmbito da fé, na palavra de Jesus, na palavra de Deus. Pensar ajuda a compreender melhor a riqueza da fé e nos ajuda a amar mais e melhor”, afirma Pe. Elílio.

A memória litúrgica de São Tomás de Aquino também inspira a reflexão proposta no editorial com o Pe. Erélis Camilo Resende de Paiva, a partir da célebre frase do santo: “Para aquele que tem fé, nenhuma explicação é necessária. Para aquele sem fé, nenhuma explicação é possível”.

“A fé é confiança na Palavra revelada. Confiar em Jesus Cristo, Palavra viva do Pai, é confiar plenamente. Quem confia não precisa de explicações. E quem não crê, nenhuma explicação será suficiente. Por isso, somos chamados a viver a fé como confiança em Cristo, como São Tomás nos propõe”, conclui Pe. Erélis.

*Fonte: Rádio Catedral 102,3FM

Notícias

Instagram

Facebook

Veja Também

Veja Também