Nesta sexta-feira, 31 de janeiro, a Igreja celebra a memória de São João Bosco, mais conhecido como Dom Bosco, o patrono da juventude. É recordado por seu zelo com as crianças de rua, pobres ou sem educação e por ter fundado a Congregação Salesiana – com sua pedagogia, baseada na alegria e na bondade.
Em Juiz de Fora, no bairro Dom Bosco, a Igreja Imaculada Conceição tradicionalmente se reúne para comemorar o dia do santo. Nesta sexta-feira, a Missa festiva será às 19h. A Igreja fica na Rua Imaculada Conceição, 145 – Bairro Dom Bosco.
A presença de Salesianos na região
Antes de completar dois anos da canonização do santo, a obra salesiana foi fundada em São João del-Rei, onde se encontra até hoje, a Paróquia dedicada a Dom Bosco.
Para acolher os muitos jovens vocacionados à vida presbiteral e consagrada da região das Vertentes, Padre Orlando Chaves, Provincial dos Salesianos na época, fundou na cidade o Aspirantado (seminário), que se tornou o Colégio São João. Em paralelo, o Arcebispo de Mariana, Dom Helvécio Gomes de Oliveira, SDB, criou a Paróquia São João Bosco no Bairro das Fábricas, ao lado do novo prédio do Aspirantado que estava sendo construído.
Ao mudarem os aspirantes para o prédio novo, a Paróquia foi entregue aos Salesianos, em março de 1946. A obra se desenvolveu, foi ponto de romarias promovidas pelos devotos e pelos Salesianos Cooperadores (Ordem Terceira Salesiana).
Com o fechamento da Faculdade e do Colégio São João – transformados na Universidade Federal de São João del Rei – a paróquia continuou dando assistência religiosa ao povo. Nela funcionam a Obra Social Dom Bosco, o Movimento Comunitário Dom Bosco, dois oratórios (obra social de atendimento à criança e adolescente), Centro de Salesianos Cooperadores, Damas Salesianas e ex-alunos.
Os Salesianos deixaram e deixam a marca de presença educativa junto aos jovens. Assim como foi na Faculdade Dom Bosco, no seminário e Colégio São João, continuam hoje o seu ministério na paróquia que leve o nome do patrono dos jovens.
*Com informações de Diocese de São João del-Rei
por 