Em 26 de setembro, os católicos celebram os santos Cosme e Damião, irmãos gêmeos que se santificaram através do exercício da medicina, da oração e da doação aos mais necessitados. Conhecidos como padroeiros dos médicos, farmacêuticos e protetores das crianças, os santos são homenageados em três comunidades da Arquidiocese de Juiz de Fora, que prepararam programações festivas.
Nas comunidades localizadas no Bairro São Damião, em Juiz de Fora, e no Quarto Depósito, em Santos Dumont (MG), os tríduos começam no sábado (23) e vão até a segunda-feira (25), com celebrações diárias. No dia 26, em ambos os locais haverá missas festivas, o que também acontecerá na igreja dedicada aos santos em Matias Barbosa.
Confira, abaixo, as programações completas:
Comunidade São Damião – São Damião (pertencente à Paróquia N. S. Fátima)
*A comunidade fica na Rua Bartolomeu dos Santos, 175 – Bairro São Damião
De 23 a 25 de setembro – Tríduo
19h30 – Celebração
Dia 26 de setembro – Terça-feira – Dia de São Cosme e São Damião
19h30 – Missa Solene
Comunidade São Cosme e São Damião – Santos Dumont/MG (pertencente à Paróquia São Sebastião)
*A comunidade fica na Rua Carlos Augusto do Nascimento, s/nº – Bairro Quarto Depósito
De 23 a 26 de setembro – Tríduo
19h – Missa
Dia 26 de setembro – Terça-feira – Dia de São Cosme e São Damião
19h – Missa
Igreja São Cosme e São Damião – Matias Barbosa/MG (pertencente à Paróquia Nossa Senhora da Conceição)
*A igreja fica na Rua Moacir Alves de Souza, s/nº – Vila São Damião (Área Rural)
Dia 26 de setembro – Terça-feira – Dia de São Cosme e São Damião
19h – Missa
Data da celebração
A Igreja Católica Apostólica Romana, até o Calendário Romano de 1962, que vigorou até 1969, celebrava a festa de santos Cosme e Damião em 27 de setembro. Porém, em 1969, com a reforma litúrgica, o Calendário Romano passou a comemorá-los no dia 26, pois, considerada a importância de São Vicente de Paulo, também celebrado dia 27, preferiram não pôr as duas Memórias na mesma data. São Vicente ficou com o dia 27, já que era a data sabida de sua morte; já os santos Cosme e Damião tiveram sua Memória movida para o dia 26 de setembro, que coincide com a dedicação de uma basílica a eles, em Roma, pelo Papa Félix IV.
Entretanto, como a data já estava arraigada na mente e no coração do povo, muitos têm a prática de distribuir balas no dia 27.