O Santuário Nacional lança oficialmente neste sábado (27) durante a Santa Missa da 9h, no Altar Central, o Livro da Novena e Festa da Padroeira 2019. De 3 a 12 de outubro os devotos irão refletir com a Casa da Mãe Aparecida o tema ‘Com Maria: escolhidos e enviados em missão’.
A temática responde o espírito missionário que o Papa Francisco, ao recordar o centenário da Carta Apostólica Maximum Ilud, de Bento XV, orienta que o mês de outubro seja um “Mês Missionário Especial”. É o que explica o reitor do Santuário, Padre Eduardo Catalfo, no texto de apresentação do livreto: “Queremos recordar a nossa missão batismal e o mandato de Jesus: ‘Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa-Nova a toda criatura’. Deixemo-nos tocar pelo espírito missionário de Nossa Senhora, pois ela nos ensina a sair de nós mesmos, com saiu de sua casa e rompeu distâncias para servir sua prima Isabel”.
Padre Ferdinando Mancílio, diretor de Periódicos da Editora Santuário, salientou que a Novena e Festa de 2019 preocupou-se em ser sinal de Igreja viva e presente, escutando o vigário de Cristo que é o Papa. “Em cada dia da Novena procuraremos refletir um dado desta nossa dimensão missionária, sempre ligada a Nossa Senhora que é a primeira discípula e primeira missionária de Jesus”, afirmou.
Além disso, a novena e a festa trazem a reflexão sobre o Sínodo da Amazônia, tema da próxima edição da Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos no Vaticano, que também acontecerá no mês de outubro. “Durante a Novena queremos refletir como Igreja sobre a Amazônia no sentido missionário, no sentido de defesa da vida das pessoas, dos grupos indígenas, como também da própria natureza. Nós sabemos que há o interesse exploratório da Amazônia, sem nenhum outro cuidado com os pobres que lá labutam, com o povo de Deus”, ressaltou padre Ferdinando.
De 3 a 11 de outubro a novena levará os devotos a louvarem e agradecerem a intercessão de Nossa Senhora Aparecida, escutarem da Palavra de Deus e refletirem sobre o seu compromisso como cristãos e ainda, ouvirem o testemunho de alguém que vive plenamente a missão. “O testemunho missionário-profético, como estamos chamando, vem nos lembrar do caráter nosso batismo, como aqueles que assumem a mesma missão de Jesus”, detalhou o diretor de periódicos da Editora Santuário.
As novenas da tarde e à noite contarão também com a adoração e contemplação de Jesus no Santíssimo Sacramento, terminando cada dia da celebração com o envio missionário dos devotos. “No testemunho missionário profético vamos trazer pessoas que trabalham na dimensão missionária no nosso Brasil e na Amazônia, o objetivo é lembrar exatamente, o caráter do nosso batismo, como aqueles que assumem a mesma missão de Jesus”, detalhou o diretor de periódicos da Editora Santuário.
Além do roteiro de cada dia para a novena e a festa, Padre Ferdinando falou das diversas sugestões de música que estão no final do livro, sendo uma ótima opção para os devotos que preparam as celebrações de Nossa Senhora Aparecida em suas comunidades. “No livrinho da Novena nós trazemos os cânticos tradicionais de Nossa Senhora e ainda uma novidade, que é um canto sobre a missionariedade na Amazônia. O autor é o Manoel Nerys e a música chama-se ‘Nossa vida é Missão’”.
O Livro da Novena e Festa da Padroeira do Brasil 2019 é uma parceria do Santuário Nacional com a Editora Santuário e pode ser facilmente adquirido pelo valor simbólico de R$ 2,00. A publicação está disponível na Loja Oficial do Santuário e nas Livrarias da Editora Santuário.
*Fonte: A12.com
por 