O Santuário Basílica da Padroeira de Minas Gerais, em Caeté, convida fiéis, para participar do 150º Jubileu de Nossa Senhora da Piedade. Tempo de encontro, espiritualidade e devoção. Este ano, o Jubileu é inspirado pelo tema: “Mãe da Piedade, luz da nossa Esperança” e lema: “Na esperança é que somos salvos” (Rm 8,24).
De 6 a 14 de setembro será celebrada a Novena da Mãe Piedade. A programação inclui Missas diárias, com a oração da Novena Jubilar e oração do Terço da Piedade. No dia 15 de setembro – Festa de Nossa Senhora da Piedade – os devotos são convidados para Santa Missa Solene às 15h, na Basílica da Piedade, com transmissão pela TV Horizonte, Rádio América e Canal Mãe Piedade (Instagram e YouTube). Acompanhe a programação completa e venha vivenciar momentos especiais de fé e comunhão!
150 anos de peregrinações à Casa da Mãe Piedade
O Jubileu de Nossa Senhora da Piedade foi instituído há 150 anos, instituído por Monsenhor Domingos Evangelista Pinheiro, notável guardião do Santuário da Padroeira de Minas Gerais, no século 19. A partir de 1875, monsenhor Domingos passou a organizar, em agosto, contexto da Festa da Assunção de Nossa Senhora, uma programação especial, dedicada a acolher grande número de fiéis. A partir da dedicação do monsenhor Domingos, as peregrinações se intensificaram e o tempo do Jubileu tornou-se importante referência do calendário cristão católico de Minas Gerais.
“O Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade acolhe peregrinos há mais de 250 anos, mas há um marco muito especial vivido neste Jubileu: a partir de 1875, monsenhor Domingos Evangelista Pinheiro, à época guardião do Santuário, passou a acolher peregrinações com grande número de peregrinos, com uma programação especial, instituindo o Jubileu de Nossa Senhora da Piedade. Este Jubileu criado por monsenhor Domingos, há exatos 150 anos, tornou-se ainda mais intenso como passar do tempo, incorporando datas importantes, a exemplo do 31 de julho – referência a 31 de julho de 1960, aniversário de proclamação de Nossa Senhora da Piedade a Padroeira de Minas Gerais. O tempo jubilar é, pois, uma tradição do Santuário, inspirando sempre mais as peregrinações e a fé na intercessão materna da mãe padroeira de todos os mineiros, Nossa Senhora da Piedade”, sublinha, dom Walmor Oliveira de Azevedo.
O Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade fica no Alto da Serra da Piedade, s/n – Zona Rural, em Caeté (MG).
Fonte: Site da Arquidiocese de Belo Horizonte
por 