Santana do Garambéu presta homenagens a Dom Gil

A comunidade de Santana do Garambéu (MG) viveu dias marcados por fé, gratidão e emoção no último fim de semana, com dois momentos especiais que reuniram autoridades civis, fiéis e lideranças religiosas em torno da presença de Dom Gil Antônio Moreira, Administrador Apostólico da Arquidiocese de Juiz de Fora.

No domingo, 8 de fevereiro, Dom Gil foi homenageado durante a Missa que presidiu na Igreja Matriz da cidade. O momento foi profundamente simbólico, sobretudo por marcar sua despedida da diocese, após 17 anos de missão episcopal. Durante a celebração, o Arcebispo recebeu homenagens da Prefeitura Municipal e da Câmara de Vereadores, que entregaram placas e diplomas em reconhecimento ao seu serviço pastoral junto ao povo santanense.

Em sua fala, Dom Gil destacou o caráter de despedida da celebração e agradeceu o carinho da comunidade. “Vim para celebrar e despedir-me deste povo, deixar a bênção para eles, porque está chegando o momento em que eu vou entregar a Arquidiocese a um outro irmão, Dom Marco Aurélio Gubiotti, justamente daqui a um mês. Recebi com muito carinho esta homenagem tão bela que aqui me prestaram, que marca esta minha presença aqui durante 17 anos”, afirmou.

O Pároco da Paróquia Sant’Ana, Padre José Crispim Filho, também recordou a trajetória de Dom Gil e ressaltou sua importância para a Igreja local. “Dom Gil Antônio se torna agora arcebispo emérito a partir do dia 7 de março, mas ele está sempre presente em nossos corações, na vida da nossa Igreja de Juiz de Fora. Este ano ele completa 50 anos de vida presbiteral, e com muita alegria vamos rezar por ele e com ele”, declarou.

O Prefeito de Santana do Garambéu, Dr. José Francisco de Moura, agradeceu a presença constante de Dom Gil no município. “Quero agradecer de coração tudo que ele tem feito aqui para nós. Ele sempre colaborou com os padres que passaram por aqui e nunca deixou de atender o povo santanense”, disse. Já o Presidente da Câmara, Mário Dimas Fagundes de Castro, reforçou o reconhecimento da comunidade e pediu bênçãos também para o novo arcebispo que assumirá a Arquidiocese.

Já na manhã de segunda-feira, 9 de fevereiro, Dom Gil voltou a presidir uma celebração no município, desta vez para a inauguração e bênção de uma capela dedicada a São José, construída no sítio do prefeito. A Eucaristia foi concelebrada pelo Pe. Crispim e reuniu familiares, amigos e fiéis da região.

Durante a celebração, Dom Gil ressaltou o sentido pastoral da nova capela. “Nós inauguramos e benzemos para que todos aqueles que moram na região ou aqueles que aqui visitem possam receber a Palavra, ter um espaço para suas orações e também receber os sacramentos quando aqui possam ser celebrados”, afirmou.

O Prefeito explicou que a devoção a São José acompanha sua vida há muitos anos. “São José é o meu padroeiro e eu tenho muita fé nele. Era meu desejo fazer aqui também uma capela, e graças a Deus conseguimos. Se Deus quiser, vamos sempre pedir ao padre para celebrar a Missa e abençoar cada vez mais esta fazenda”, afirmou.

Os dois momentos, vividos em sequência pela comunidade, expressaram não apenas o reconhecimento pela missão de Dom Gil Antônio na Arquidiocese de Juiz de Fora, mas também a continuidade da vida pastoral e da fé no município de Santana do Garambéu.

*Com informações da WebTV A Voz Católica

Notícias

Instagram

Facebook

Veja Também

Veja Também