Na manhã do último domingo, 27 de abril, a Capela Nosso Senhor dos Passos, na Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora, celebrou a posse dos novos capelães solidários do hospital. Foram empossados para a missão os padres Éder Luiz Pereira, Pierre Maurício de Almeida Cantarino e Gil Condé da Silva – este último representado espiritualmente por estar em Roma, onde acompanhou os ritos exequiais do Papa Francisco.
A nomeação foi feita pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, que presidiu a celebração da Divina Misericórdia, data em que tradicionalmente a Igreja celebra a compaixão de Deus pelos enfermos e sofredores. Durante a homilia, o Pastor Arquidiocesano ressaltou que a mudança faz parte da dinâmica da Igreja, esclarecendo que a substituição do Padre José Leles da Silva pela nova equipe se dá não por falhas, mas por um ciclo que se encerra após 18 anos de serviço do sacerdote na capelania da Santa Casa.
“A mudança não tem nada a ver com a qualidade do trabalho dele, nem com qualquer outra situação. […] O tempo de serviço de um padre em qualquer função é, normalmente, de seis anos. O Padre Leles já estava no terceiro período. Agora, ele não faz mais parte da administração da Santa Casa, e entendemos que era o momento oportuno para essa transição”, explicou.
A partir de agora, o atendimento espiritual e litúrgico da Capela será conduzido de forma compartilhada pelos três sacerdotes. O Padre Éder Luiz será o capelão moderador, dedicado exclusivamente à Santa Casa. Já o Padre Pierre ficará responsável pelas visitas e assistência aos enfermos. O Padre Gil, Pároco da Paróquia Bom Pastor, reforçará a ligação pastoral entre a capela e a paróquia onde está geograficamente inserida. “É um desafio novo. O nosso bispo pediu, e a gente assume na confiança de Deus, conduzindo a gente e essa comunidade tão querida”, declarou o Padre Pierre.
Em sua fala, o Padre Éder agradeceu a confiança de Dom Gil e enfatizou que a nova equipe deseja dar continuidade ao trabalho já realizado, respeitando os caminhos trilhados por seus predecessores, mas também imprimindo um novo estilo pastoral. “Cada um tem um jeito de trabalhar, mas queremos continuar aquilo que o Padre Leles já fez. Contamos com o apoio da direção e da comunidade. Esta Capela mostra o atendimento espiritual que a Igreja oferece aos doentes, visitantes e profissionais de saúde”, afirmou.
O Arcebispo ainda destacou a nobre missão do Padre Gil em Roma, representando a Arquidiocese de Juiz de Fora na despedida do Papa Francisco, falecido na última semana. “Ele está lá, mas tomou posse espiritualmente, em comunhão conosco. Às 16h, no horário local, ele uniu-se a nós em oração”, pontuou.
Além de um momento de acolhida, a ocasião foi também uma oportunidade de expressar a gratidão pelo serviço dos padres Leles e José Custódio. “Quero agradecer a eles, pedir uma bênção especial para eles e também rezar pela comunidade que aqui se reúne todos os domingos e em outras ocasiões, pedir pelos doentes e por todos os profissionais de saúde, que são pessoas queridas, que trabalham aqui dedicadamente há muitos anos. Que Deus abençoe a todos, abençoe a nossa Santa Casa e nos ajude a ter um coração misericordioso para com todos”, concluiu Dom Gil.
Clique aqui para conferir alguns registros da celebração.
por 