Sacramento da Crisma marca festa de 50 anos da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Na manhã desse domingo, 28 de abril, o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, presidiu a Crisma de 27 jovens e adultos na Matriz Nossa Senhora Auxiliadora, em Juiz de Fora. Na ocasião, foi recordado, ainda, o aniversário de 50 anos da paróquia, a ser celebrado no mês de maio.

O Pastor Arquidiocesano recordou que a história de meio século está inserida nas celebrações do centenário da Diocese de Juiz de Fora. “Esta paróquia foi fundada em 1974. No dia 3 de maio houve um decreto de desmembramento da Paróquia de São Mateus, mas a instalação da paróquia se deu no dia 30 de junho daquele ano. Portanto, durante todo este ano, a paróquia está também celebrando ações de graças pelo seu cinquentenário. Eu parabenizo o povo dessa paróquia e peço a Nossa Senhora Auxiliadora que invoque de Deus sempre as melhores bênçãos para que aqui se estabeleça uma comunidade de fé, de amor, de dedicação, de esperança.”

Dom Gil também comentou o fato de a efeméride ser marcada pelo Sacramento da Crisma. “É um momento importante para que se celebre o cinquentenário, porque a Crisma é o sacramento do Espírito Santo. O Espírito Santo é a alma da Igreja, portanto, é a alma também da paróquia.”

Durante a celebração, o Arcebispo agradeceu o trabalho do Padre José Sávio Ricardo, que concelebrou a Eucaristia e que, depois de quase sete anos, está se despedindo da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. “A palavra de Deus hoje, no Evangelho, é muito propícia para esse tempo de encerramento das minhas atividades aqui, e o convite para os paroquianos, e mesmo para mim, de modo especial, ‘permanecer no amor’. Porque Jesus está no centro, nesse testamento que Ele deixa, e assim nós vamos. Nós vamos para outras paróquias, outros chamados, assumindo essa missão. Aqui, eu agradeço profundamente toda a colaboração e peço perdão pelas minhas falhas, de não poder talvez ter cumprido tudo aquilo que estava no meu ou no imaginário dos nossos paroquianos. Vamos agora atender a outros chamados, vamos para a outra margem do rio, outra margem da nossa Arquidiocese”, afirmou o sacerdote.

Padre Sávio será empossado na Paróquia Nossa Senhora do Líbano em 12 de maio, às 19h. Na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, ele será substituído pelo Padre Marcelo de Souza Magalhães. A posse deste está agendada para o dia 11, às 19h, na Matriz.

Festa do cinquentenário

O Jubileu de Ouro da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora está sendo comemorado desde o início deste mês de abril, com a presença de padres que passaram pela paróquia nas cinco décadas de sua história. Já estiveram ali o Arcebispo Emérito de Sorocaba (SP), Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, e os padres Augusto Antônio da Silva, Luiz Alberto Duque Lima, Márcio Vinícius dos Santos Delphim e Luiz Eduardo de Ávila.

Em 1º de maio, terá início o tríduo em celebração ao cinquentenário. Neste dia, uma procissão sairá às 17h da Igreja Nossa Senhora Auxiliadora em direção à Igreja Santa Cecília, onde haverá Missa às 18h. No caminho, será feita uma parada na Rua José do Patrocínio, em frente ao número 123, onde ficava a capela que deu origem à comunidade paroquial.

Na quinta-feira (2), na Matriz, haverá Adoração Eucarística a partir das 17h e bênção do Santíssimo Sacramento às 18h45. Em seguida, será celebrada a Santa Missa. No dia 3 de maio, dia exato do desmembramento da Paróquia São Mateus, a programação será realizada na Igreja Santa Cecília. Ali, a adoração acontecerá das 8h às 18h45 e será seguida de bênção do Santíssimo e da Eucaristia.

No sábado (4), será a conclusão da primeira fase das comemorações do Jubileu de Ouro. A Celebração Eucarística, que acontecerá na Matriz, está marcada para as 19h e lembrará também os dez anos do grupo de Terço dos Homens da paróquia.

A Matriz Nossa Senhora Auxiliadora fica na Onofre Mendes, 320, Bairro Mundo Novo, enquanto a Igreja Santa Cecília está localizada na Rua Olegário Mariano, 220, Santa Cecília.

Notícias

Instagram

Facebook

Veja Também