No dia 8 de dezembro, a Congregação dos Missionários do Sagrado Coração (MSC) comemora 170 anos de sua fundação. Este marco será celebrado pela Paróquia São Pio X, do bairro Ipiranga, com uma programação especial a “Romaria” no Seminário Nossa Senhora do Sagrado Coração, em Juiz de Fora. A data coincide com a Solenidade da Imaculada Conceição e será marcada por um dia inteiro de celebrações, espiritualidade e convivência.
As atividades começam cedo, às 7h30, com a oração do Santo Terço em honra a Nossa Senhora do Sagrado Coração. Às 8h30, haverá Adoração ao Santíssimo Sacramento, seguida de um momento mariano às 9h30. A programação da manhã culmina com a Missa em Ação de Graças pelos 170 anos da Congregação, às 10h.
No período da tarde, a celebração continua com um momento de espiritualidade conduzido pelo Padre Humberto, MSC, às 12h. Em seguida, o ambiente festivo ganha espaço com barraquinhas de comidas, música ao vivo, brincadeiras, concurso de talentos e um animado show de prêmios. “Queremos oferecer um dia especial para todos que desejarem partilhar dessa alegria conosco”, destacou o Pároco da Paróquia São Pio X, Padre Átila Latini Ribeiro, MSC.
História viva em Juiz de Fora
A Congregação dos Missionários do Sagrado Coração foi fundada em 1854, na França, pelo Padre Júlio Chevalier. A espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus está no centro do carisma da Congregação, que se dedica a “fazer amado por toda parte o Sagrado Coração de Jesus”.
O Superior Provincial dos MSC da Província do Rio de Janeiro, Padre Ronnie Anderson, MSC, enfatiza o valor da espiritualidade do Coração de Jesus, que inspira a missão da Congregação há quase dois séculos. “Nosso fundador teve uma intuição muito própria, motivada pela devoção ao Sagrado Coração de Jesus, vendo na humanidade algo precioso. Para ele, nada melhor do que buscar a fonte no Coração de Jesus para estar próximo das pessoas”, explicou.
Os MSC chegaram ao Brasil em 1911 e, aproximadamente 70 anos atrás, estabeleceram-se em Juiz de Fora, no bairro que recebeu o nome de Sagrado Coração de Jesus em homenagem à Congregação. Para o Padre Ronnie, a cidade é estratégica para a atuação dos MSC na Província do Rio de Janeiro, que abrange os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Goiás. “Juiz de Fora nos dá segurança para fazer a experiência do amor de Deus, e somos gratos por sermos tão bem acolhidos por essa região”, afirmou.
O Seminário Nossa Senhora do Sagrado Coração, que já foi um espaço de formação, hoje funciona como casa provincial e centro de espiritualidade, oferecendo estrutura para retiros, encontros e eventos. Segundo o Padre Átila, a Congregação também desempenha um papel importante na Arquidiocese de Juiz de Fora, desde os tempos em que assumiram a Paróquia de Santa Luzia até a criação da Paróquia São Pio X.
A Romaria é aberta ao público e será realizada no Seminário Nossa Senhora do Sagrado Coração, localizado na Rua Santos Pereira da Rocha, 25, no bairro Sagrado Coração de Jesus.
Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelos telefones (32) 3234-2257 ou (32) 3234-1473.
*Com informações enviadas pela Pascom da Paróquia São Pio X