Na última terça-feira, 18 de fevereiro, duas importantes reuniões aconteceram na Cúria Metropolitana de Juiz de Fora. Pela manhã, ocorreu a reunião do Colégio de Consultores, enquanto no período da tarde foi realizado o encontro do Conselho Presbiteral.

O Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, destacou que este é um momento importante para o planejamento e administração da Igreja local. A reunião do Colégio de Consultores tratou de transferências e nomeações de padres, além de questões administrativas da Arquidiocese. “Muitos assuntos importantes para a questão administrativa, para também a vida dos padres, a colocação dos padres”, afirmou.
No período da tarde, a reunião do Conselho Presbiteral também se destacou pela sua importância. O Conselho, composto por 22 sacerdotes, auxilia o arcebispo na governança da Arquidiocese e é renovado a cada dois anos. Durante o encontro, foram discutidos os preparativos para a reunião do Clero, marcada para o dia 11 de março, quando será eleito o novo conselho. “Tem o estatuto próprio para o conselho, as regras necessárias para serem observadas na eleição dos novos membros”, explicou Dom Gil.
Além disso, foi feita uma revisão das atividades pastorais do ano anterior e planejamentos para 2025, dentro do contexto do Ano Jubilar da Esperança, em sintonia com a temática proposta pelo Papa Francisco: “Peregrinos da esperança, segundo o Papa Francisco nos nomeia. Tudo preparando para viver bem este ano de 2025”.
Outro destaque foi o lançamento de publicações relacionadas ao centenário da Arquidiocese. Entre elas, está a revista comemorativa, que será apresentada nesta sexta-feira, às 19h, na Cúria Metropolitana de Juiz de Fora. O Pastor Arquidiocesano também anunciou o lançamento de seu livro sobre Dom Viçoso, bispo que teve papel fundamental na história da Igreja em Minas Gerais no século XIX. O evento está agendado para o dia 26 de fevereiro, às 9h30, na Aula Magna do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio. Além disso, confirmou o lançamento do livro “100 anos da Diocese de Juiz de Fora”. A obra, com 700 páginas sobre a diocese, reúne artigos de padres, seminaristas e religiosos. No entanto, sua data de lançamento ainda será definida.
por 