Na última terça-feira, 17 de junho, o Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, conduziu importantes reuniões que tratam diretamente do presente e do futuro da ação evangelizadora na Arquidiocese. Os encontros aconteceram com o Colégio de Consultores e com o recém-eleito Conselho Presbiteral, e abordaram temas centrais da vida pastoral e presbiteral da Igreja particular, especialmente no contexto do Ano Jubilar.

Pela manhã, Dom Gil esteve reunido com o Colégio de Consultores, discutindo aspectos da estrutura pastoral arquidiocesana. Segundo o Arcebispo, o encontro serviu para tratar de casos pontuais com o objetivo de favorecer o melhor desenvolvimento das atividades evangelizadoras nas paróquias e comunidades. “Neste ano jubilar, esses assuntos ganham ainda mais significado, pois celebramos a nossa caminhada de fé, ao mesmo tempo em que olhamos com atenção para os desafios do presente”, afirmou.
Já na parte da tarde, foi realizada a primeira reunião do novo Conselho Presbiteral, eleito em março deste ano e empossado oficialmente durante o encontro. Com mandato até 2026, o grupo é formado por padres representantes das diversas foranias e setores pastorais da Arquidiocese. Durante a reunião, foram discutidos assuntos relacionados à vida dos presbíteros e também à caminhada pastoral arquidiocesana, com destaque para os eventos jubilares que ainda serão celebrados.

Entre eles, o Pastor Arquidiocesano destacou o Jubileu da Juventude, que acontecerá no próximo dia 3 de agosto. A celebração terá também um forte caráter vocacional, em sintonia com o mês dedicado às vocações. “Queremos reunir a juventude de nossa Arquidiocese nesse grande momento de graça, incentivando também a escuta do chamado de Deus”, pontuou o Arcebispo.
Além disso, os preparativos para o segundo semestre também foram tema das reuniões, incluindo a possibilidade de novas ordenações diaconais até o fim do ano.