Reunião no Seminário Santo Antônio avalia atuação pastoral de seminaristas

Na manhã da última quarta-feira, 18 de junho, o Seminário Arquidiocesano Santo Antônio sediou uma importante reunião entre os padres formadores que acompanham os seminaristas em suas atividades pastorais. Realizado semestralmente, o encontro tem como objetivo avaliar a atuação dos aspirantes ao sacerdócio nas comunidades em que são enviados, etapa fundamental dentro do processo formativo.

O Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, destacou a relevância desse momento de escuta e análise. “No final de cada semestre, nós nos reunimos para ouvir deles o desempenho de cada seminarista nesta área tão importante que é a formação pastoral. Eu quero agradecer também aos padres que acolhem os seminaristas, pois cada um acolhe com muito boa vontade e alegria”, disse.

O Reitor do Seminário, Padre Antônio Camilo de Paiva, explicou que as observações feitas durante a reunião integram o processo de acompanhamento individual dos seminaristas. “Ouvindo o que os padres têm a dizer de cada seminarista que eles acompanham, a gente vai fazendo uma pasta e dando o perfil e a saúde espiritual e pastoral do seminarista”, pontuou.

Para o Padre José Anchieta Moura Lima, Pároco Solidário em Lima Duarte (MG) e Administrador Paroquial em Conceição de Ibitipoca (MG), a experiência pastoral é essencial para o amadurecimento dos seminaristas. “É uma forma que o seminarista tem de amadurecer e colocar em prática aquilo que ele vai aprendendo na teoria, seja na filosofia, seja na teologia. Então é muito importante essa avaliação semestral para ajudar os nossos seminaristas a serem avaliados e também para apoiar os nossos padres, que são coformadores nessa missão evangelizadora”, ressaltou.

O momento formativo visa valorizar não apenas os conhecimentos teóricos, mas também o serviço concreto às comunidades.

Notícias

Instagram

Facebook

Veja Também