Na última terça-feira, 27 de maio, o clero da Arquidiocese de Juiz de Fora se reuniu no Auditório da Cúria Metropolitana para um importante momento de formação, comunhão e decisões. O encontro contou com a participação expressiva de padres e diáconos permanentes.
O principal tema da manhã foi “Novo momento da Igreja: A Páscoa de Francisco, a eleição de Leão XIV”, conduzido pelo Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo. De forma online e interativa, Dom Odilo refletiu com o clero sobre a recente partida do Papa Francisco e a eleição do novo Pontífice, Leão XIV.
O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, destacou a profundidade do momento. “O sepultamento do Papa Francisco foi uma celebração da Igreja, marcada por dor, mas também por ação de graças pelos doze anos de seu pastoreio. A eleição do novo Papa, Cardeal Robert Prevost, que tomou o nome de Leão XIV, foi apresentada como uma verdadeira celebração litúrgica. Dom Odilo nos trouxe um panorama emocionante e enriquecedor desse novo tempo eclesial”, descreveu.
A reunião também marcou a eleição da nova diretoria do Fraterno Auxílio Sacerdotal (FAS), organismo que visa o cuidado e a assistência aos padres da Arquidiocese. A nova composição é a seguinte:
- Presidente: Pe. Luis Antônio Baldi Fávero (Pe. Luisinho)
- Vice-presidente: Pe. José Maria Vieira Novaes
- Secretário: Pe. Everaldo José Sales Borges
- Tesoureiro: Pe. Ivair Carolino
Conselho Fiscal
- Titulares: Pe. Luiz Eduardo, Pe. José Custódio e Pe. Jadair
- Suplentes: Pe. Rodney, Pe. João Carlos e Pe. Leandro Monaia
Em nome da nova diretoria, o Pe. José Maria ressaltou que a missão é de serviço. “A intenção do FAS é que o clero seja bem assistido. Trabalhamos de forma colegial, auxiliando na administração dos bens, sempre em sintonia com o Arcebispo e os organismos da Arquidiocese. É um tempo novo e queremos vivê-lo com responsabilidade e espírito de comunhão”, destacou.
Outros assuntos abordados durante a reunião incluíram atualizações sobre economia, pastoral, ações da Pastoral da Criança e os eventos do Ano Jubilar, como o Jubileu dos Jovens no dia 3 de agosto, em Juiz de Fora, e o Jubileu dos Padres no dia 5 de agosto, em Liberdade (MG).
O Pastor Arquidiocesano reforçou o valor da fraternidade presbiteral vivida nesses encontros. “A reunião do clero não é apenas administrativa. É um espaço de convivência fraterna, partilha de ideias e fortalecimento da nossa missão comum”, refletiu.
por 